Direito à educação e desventuras do ensino remoto
atravessamentos da pandemia nos processos de formação de licenciandos de uma instituição federal de ensino
DOI:
https://doi.org/10.36311/1519-0110.2021.v22n2.p139-160Palavras-chave:
Pandemia, Direito à educação, Ensino Remoto EmergencialResumo
O novo coronavírus gerou impactos de ordens variadas ao redor do mundo. Dentre os campos e setores afetados pela pandemia, está o educacional. Este artigo propõe uma reflexão sobre o direito à educação no Brasil no contexto da Covid-19 e apresenta percepções de licenciandos de uma Instituição Federal de Ensino sobre a implementação do Ensino Remoto Emergencial. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e uma análise a partir de questionários aplicados para turmas de diferentes cursos de licenciatura. Os resultados evidenciam o tensionamento da garantia de direitos fundamentais, em especial, do direito ao acesso, permanência e qualidade de ensino, e o enfrentamento, pelos estudantes integrantes do estudo, de dificuldades relacionadas à participação nas aulas online síncronas e ao tempo de dedicação para a realização das atividades propostas. Depreende-se, nas conclusões deste trabalho, a necessidade de investimento massivo e de políticas públicas que possam confrontar as desigualdades educacionais agudizadas pela situação de calamidade sanitária, tendo em vista refundar cenários de formação e de vida digna.
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