Direito à educação e desventuras do ensino remoto

atravessamentos da pandemia nos processos de formação de licenciandos de uma instituição federal de ensino

Autores

  • Angellyne Moço RANGEL Instituto Federal Fluminense
  • Otávio Cordeiro de Paula PIEROTTE Instituto Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2021.v22n2.p139-160

Palavras-chave:

Pandemia, Direito à educação, Ensino Remoto Emergencial

Resumo

O novo coronavírus gerou impactos de ordens variadas ao redor do mundo. Dentre os campos e setores afetados pela pandemia, está o educacional. Este artigo propõe uma reflexão sobre o direito à educação no Brasil no contexto da Covid-19 e apresenta percepções de licenciandos de uma Instituição Federal de Ensino sobre a implementação do Ensino Remoto Emergencial. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e uma análise a partir de questionários aplicados para turmas de diferentes cursos de licenciatura. Os resultados evidenciam o tensionamento da garantia de direitos fundamentais, em especial, do direito ao acesso, permanência e qualidade de ensino, e o enfrentamento, pelos estudantes integrantes do estudo, de dificuldades relacionadas à participação nas aulas online síncronas e ao tempo de dedicação para a realização das atividades propostas. Depreende-se, nas conclusões deste trabalho, a necessidade de investimento massivo e de políticas públicas que possam confrontar as desigualdades educacionais agudizadas pela situação de calamidade sanitária, tendo em vista refundar cenários de formação e de vida digna.

Biografia do Autor

  • Angellyne Moço RANGEL, Instituto Federal Fluminense

    Docente do Instituto Federal Fluminense (IFF), Campus Campos Centro. Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil.

  • Otávio Cordeiro de Paula PIEROTTE, Instituto Federal Fluminense

    Docente do Instituto Federal Fluminense (IFF), Campus Campos Centro. Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil.

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Publicado

2021-12-22

Edição

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