A educação para Jacques Maritain

considerações sobre os conceitos de democracia e cidadania

Autores

  • Terezinha OLIVEIRA Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Bruna Castelhano de OLIVEIRA Universidade Estadual de Maringá
  • Larissa Moreira da COSTA Universidade Estadual de Maringá - UEM

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2020.v21n2.p175-188

Palavras-chave:

Cidadania, Democracia, Educação

Resumo

Este artigo analisou, em linhas gerais, a proposta educacional de Jacques Maritain (1882-1973), considerando os conceitos de democracia e cidadania em relação à influência que o autor teve de Alexis de Tocqueville (1805-1859). As fontes que possibilitaram esse estudo foram Rumos da Educação, de Jacques Maritain e A Democracia na América, de Alexis de Tocqueville. A proposta visou, também, investigar a importância desses conceitos na formação do indivíduo como cidadão participante da democracia, destacando o caminho que a educação deveria seguir para ensinar, segundo Maritain, os valores morais para a sociedade. Observe-se que nossa pesquisa é de cunho bibliográfico e, em relação aos pressupostos teóricos, seguimos as pegadas da História Social, proposto por Marc Bloch (1886-1944).

Submetido em: 08/08/2020
Aceito em: 02/12/2020

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Terezinha OLIVEIRA, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Professora Associada da Universidade Estadual de Maringá e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Bolsista produtividade CNPq/1D. Maringá, Paraná, Brasil.

Bruna Castelhano de OLIVEIRA, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Maringá, Paraná, Brasil

Larissa Moreira da COSTA, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. Maringá, Paraná, Brasil. 

Downloads

Publicado

2021-02-19

Edição

Seção

Artigos