A educação para Jacques Maritain
considerações sobre os conceitos de democracia e cidadania
DOI:
https://doi.org/10.36311/1519-0110.2020.v21n2.p175-188Keywords:
Cidadania, Democracia, EducaçãoAbstract
Este artigo analisou, em linhas gerais, a proposta educacional de Jacques Maritain (1882-1973), considerando os conceitos de democracia e cidadania em relação à influência que o autor teve de Alexis de Tocqueville (1805-1859). As fontes que possibilitaram esse estudo foram Rumos da Educação, de Jacques Maritain e A Democracia na América, de Alexis de Tocqueville. A proposta visou, também, investigar a importância desses conceitos na formação do indivíduo como cidadão participante da democracia, destacando o caminho que a educação deveria seguir para ensinar, segundo Maritain, os valores morais para a sociedade. Observe-se que nossa pesquisa é de cunho bibliográfico e, em relação aos pressupostos teóricos, seguimos as pegadas da História Social, proposto por Marc Bloch (1886-1944).
Submetido em: 08/08/2020
Aceito em: 02/12/2020
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Revista ORG & DEMO
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.