Vertentes educativa e inclusiva na seara da alimentação escolar

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2020.v21n1.p41-56

Keywords:

Legislção. Alimentação. Educação. Ensino

Abstract

Destaca as vertentes educativa e inclusiva no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Plano de Ac?a?o da Cimeira Mundial da Alimentac?a?o, das Nações Unidas, Lei Orgânica da Segurança Alimentar e Nutricional (LOSAN) e Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, no Brasil. A análise tem suporte na pesquisa descritiva e em incursões histórico-dialéticas, salientando as dinâmicas e enlaces dos retrocitados documentos. Conclui, realçando convergências na formação de hábitos alimentares saudáveis, inclusão alimentícia local e regional, fortalecimento de comunidades da Agricultura Familiar, povos e comunidades indígenas, quilombolas, entre outros. Ressalta, por último, o fato de a sintonia dos documentos nacionais e internacionais não elidir a instabilidade da segurança alimentar e nutricional brasileira, após sucessivas interrupções à atuação do Conselho de Segurança Alimentar, no Brasil (CONSEA).

Encaminhado em: 12/02/2020
Aceito em: 22/05/2020

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Elenilce Gomes de OLIVEIRA, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

    Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e do Programa Nacional de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do IFCE, colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFCE). Fortaleza, Ceará, Brasil.

  • Antonia de Abreu SOUSA, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

    Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e do Programa Nacional de pós-graduação de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFCE). Fortaleza, Ceará, Brasil.

  • Francisca das Chagas Silva LIMA, Universidade Federal do Maranhão

    Professora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMA. São Luís, Maranhão, Brasil.

Published

2020-07-28

Issue

Section

Artigos

How to Cite

OLIVEIRA, Elenilce Gomes de; SOUSA, Antonia de Abreu; LIMA, Francisca das Chagas Silva. Vertentes educativa e inclusiva na seara da alimentação escolar. ORG & DEMO, Marília, SP, v. 21, n. 1, p. 41–56, 2020. DOI: 10.36311/1519-0110.2020.v21n1.p41-56. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/9484.. Acesso em: 22 nov. 2024.