Políticas públicas educacionais: construindo a cidadania nas prisões

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2020.v21n1.p123-140

Keywords:

Política Pública Educacional. Educação na prisão. Educação de Jovens e Adultos.

Abstract

A educação no cárcere visa promover formação e tem o papel de contribuir para a ressocialização e reinserção do indivíduo na sociedade. Este trabalho tem como objetivos i) descrever as Políticas Educacionais brasileiras para a educação no cárcere e seu panorama no estado de São Paulo; ii) compreender a relevância de se educar dentro do cárcere, como forma de resgate da dignidade e da cidadania e iii) compreender o posicionamento da sociedade civil sobre a educação do sujeito provado de liberdade. Como método, esta pesquisa realiza o uma revisão documental e da literatura, faz um levantamento nos marcos legais em sítios governamentais e apresenta uma pesquisa de opinião da sociedade civil acerca da educação do preso. Os resultados demonstraram que na letra da lei essa educação existe, que a sociedade concorda que a educação auxilia a ressocialização, índices estatísticos demonstram que há infraestrutura para que ela se efetive, mas na prática a violência e criminalidade apresentam índices alarmantes, principalmente dos sujeitos das classes sociais mais vulneráveis.

Submetido em: 13/01/2020
Aceito em: 12/06/2020

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Author Biographies

  • Luiz Fernando da COSTA, Faculty of Philosophy and Sciences (FFC) - UNESP / campus of Marília

    Mestre em Políticas Públicas pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Mogi das Cruzes, São Paulo, Brasil.

  • Francisco ITAPEMA NETO, Universidade de Mogi das Cruzes

    Mestre em Políticas Públicas pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Mogi das Cruzes, São Paulo, Brasil.

  • Luci Mendes de Melo BONINI, Universidade de Mogi das Cruzes

    Docente do Programa de Mestrado em Políticas Públicas da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Mogi das Cruzes, São Paulo, Brasil.

Published

2020-07-28

Issue

Section

Artigos

How to Cite

COSTA, Luiz Fernando da; ITAPEMA NETO, Francisco; BONINI, Luci Mendes de Melo. Políticas públicas educacionais: construindo a cidadania nas prisões. ORG & DEMO, Marília, SP, v. 21, n. 1, p. 123–140, 2020. DOI: 10.36311/1519-0110.2020.v21n1.p123-140. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/10687.. Acesso em: 25 nov. 2024.