Aprendizado e Serviço (ApS): uma alternativa para a educação para a cidadania
DOI:
https://doi.org/10.36311/1519-0110.2019.v20n2.05.p79Palavras-chave:
ciudadanía, educación en valores, aprendizaje y servicio, participación, centro educativoResumo
Este artigo tem como objetivo contextualizar o conceito de Aprendizado e Serviço, no âmbito das estratégias de treinamento que ele reúne, como capacitação para cidadania e mudança social. Pretende-se, não apenas a descrição metodológica, mas também refletir sobre esse tipo de capacidades e como elas podem ser construídas, do ponto de vista deontológico, em uma educação formal ou não formal. Para isso, o texto começa com o contexto macro da educação em valores e para a cidadania, coloca nesse contexto o Aprendizado e o Serviço analisando sua contribuição para essa educação, focando progressivamente a discussão em um caso prático, convenientemente refletido.
Submetido em: 19/09/2019
Aceito em: 30/10/2019