A educação básica sob o ensino remoto na pandemia

aprofundamento das desigualdades educacionais e reconfiguração do “fracasso escolar”?

Autores

  • Ana Paula BLENGINI Instituto Federal Fluminense
  • Fabiana de Cássia RODRIGUES Universidade Estadual de Campinas UNICAMP/ SP

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2021.v22n2.p81-102

Palavras-chave:

Fracasso escolar, Ensino híbrido, Pandemia

Resumo

Na realidade brasileira, a escola nem ao menos havia se universalizado ao final dos anos de 1970, existia uma enorme seletividade que excluía da escola parte das crianças que a adentravam já em seus primeiros anos de estudo, além de haver de uma flagrante distância entre a expansão escolar e a formação humana que ela provia. Este ensaio realiza, em sua primeira parte, uma retomada histórica sobre o debate educacional durante a crise da ditadura civil-militar, quando o tema do “fracasso escolar” se tornou um dos principais assuntos a tomar as atenções dos educadores preocupados com a “redemocratização”.  Em seguida, aborda-se a maneira como, quatro décadas depois, em um governo de extrema direita, o ensino remoto sob a pandemia de Covid-19 recolocou as questões que dizem respeito ao “fracasso escolar” em algumas de suas dimensões, tais como: acesso, permanência, desempenho acadêmico e formação humana crítica. Constatou-se que a crise educacional como projeto explicitou-se na forma como o Estado, em seus diferentes níveis de governo, abordou os desafios das escolas públicas no cenário pandêmico. Por meio da análise de estatísticas de acesso à escola, a partir da suspensão das atividades presenciais, o que se viu foi que nenhuma das propostas efetuadas para evitar o “fracasso escolar” da maioria das crianças brasileiras considerou as desigualdades raciais e sociais, nem mesmo sob quais condições de moradia, de acesso à equipamentos e se elas se encontravam em espaços minimamente adequados. O desastre educacional que as estatísticas de acesso à escola demonstram, neste período, é que a realidade concreta vivenciada pelo público atendido pela escola não foi considerada de modo a prover, de fato, as condições de acesso e permanência.

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Biografia do Autor

Ana Paula BLENGINI, Instituto Federal Fluminense

Docente do Instituto Federal Fluminense (IFF), Campus Campos Centro. Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil.

Fabiana de Cássia RODRIGUES, Universidade Estadual de Campinas UNICAMP/ SP

Docente da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, São Paulo, Brasil.

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Publicado

2021-12-22

Edição

Seção

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