A gênese das pandemias e a interpelação à concepção dominante de natureza humana, de conhecimento e de educação
DOI:
https://doi.org/10.36311/1519-0110.2021.v22n2.p17-38Palavras-chave:
Pandemia, Educação, Capitalismo, Natureza humana, ConhecimentoResumo
Neste artigo, buscamos, inicialmente, analisar as determinações estruturais das relações sociais de produção capitalistas que subjazem à gênese das pandemias e a concepção de natureza humana, de conhecimento e de educação que as mascaram. Com base na apreensão destas determinações e nas concepções que as sustentam e reproduzem, procuramos explicitar que a atual política econômica, social e educacional no Brasil constitui-se no exemplo mundial mais regressivo. Por fim, destacamos qual a concepção de natureza humana, conhecimento e educação que pode formar as novas gerações para que as tornem capazes de alterar as atuais relações sociais de produção que têm como resultado a desigualdade, degradação ambiental e as pandemias.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 ORG & DEMO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.