A gênese das pandemias e a interpelação à concepção dominante de natureza humana, de conhecimento e de educação

Autores

  • Gaudêncio FRIGOTTO Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2021.v22n2.p17-38

Palavras-chave:

Pandemia, Educação, Capitalismo, Natureza humana, Conhecimento

Resumo

Neste artigo, buscamos, inicialmente, analisar as determinações estruturais das relações sociais de produção capitalistas que subjazem à gênese das pandemias e a concepção de natureza humana, de conhecimento e de educação que as mascaram. Com base na apreensão destas determinações e nas concepções que as  sustentam e reproduzem, procuramos explicitar que a atual política econômica, social e educacional no Brasil constitui-se no exemplo mundial mais regressivo. Por fim, destacamos qual a concepção de natureza humana, conhecimento e educação que pode formar as novas gerações para que as tornem capazes de alterar as atuais relações sociais de produção que têm como resultado a desigualdade, degradação ambiental e as pandemias.

 

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Biografia do Autor

  • Gaudêncio FRIGOTTO, Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ

    Professor Associado da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana, bolsista PQ do CNPq. Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

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Publicado

2021-12-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FRIGOTTO, Gaudêncio. A gênese das pandemias e a interpelação à concepção dominante de natureza humana, de conhecimento e de educação. ORG & DEMO, Marília, SP, v. 22, n. 2, p. 17–38, 2021. DOI: 10.36311/1519-0110.2021.v22n2.p17-38. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/12683.. Acesso em: 22 nov. 2024.

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