CONSIDERAÇÕES SOBRE O CONCEITO DE LIBERDADE EM AGOSTINHO – UMA REFLEXÃO SOBRE A VONTADE LIVRE NO HORIZONTE DA TEORIA DA GRAÇA

Autores

  • Matheus Jeske Vahl Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-8900.2019.v11.n26.06.p70

Palavras-chave:

Liberdade, Vontade, Responsabilidade, Pecado e graça

Resumo

Agostinho concebe o conceito de liberdade a partir de uma teoria da vontade livre, elaborada sobre forte influência do pensamento estóico e neoplatônico, na qual ele extraiu um significativo horizonte de autonomia e responsabilidade moral para o homem. Todavia, o autor percebe que o exercício desta vontade é limitado por uma diversidade de condicionantes, vários deles que não pertencem à natureza humana em seu estado puro. Na teoria da Graça, o autor apresenta a visão de uma liberdade que precisa ser recuperada para que nela o homem possa produzir virtude, porém, tal recuperação não é possível para homem na solidão de seu ser, precisando de uma ajuda externa que cure sua natureza e restaure a integridade de sua condição enquanto ser moral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGOSTINHO. A Cidade de Deus. Trad. J. Dias Pereira. 2º ed. Lisboa: Fundação CalousteGulbenkian, 2000.

___________. Diálogo sobre a Ordem. Trad. Paula Oliveira e Silva. Lisboa: Casa da Moeda, 2000.

___________. De laPredestinación de los Santos. In: Obras completas de Saint Agustín. 2 ed. Trad. Emiliano López. Madrid: La Editorial Católica/BAC, 1956, tomo VI, p. 463- 570.

___________. De la Naturaleza y de la Gracia. In: Obras completas de Saint Agustín.2 ed. Trad. Victorino Capañaga. Madrid: La Editorial Católica/BAC, 1956, tomo VI, p. 815-953.

___________. De los méritos y perdón de los pecados y Sobre el bautismo de los infantes. In: Obras Completas de San Agustín. Trad. Victorino Capañaga. Ed. Bilingüe. Madrid: La Editorial Católica/BAC, 1952, tomo IX, p. 187-456.

___________. De la Predestinación de los Santos. In: Obras completas de Saint Agustín. 2 ed. Trad. Emiliano López. Madrid: La Editorial Católica/BAC, 1956, tomo VI, p. 463-570.

___________. Diálogo sobre o Livre Arbítrio. Trad. Paula Oliveira e Silva. Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2001.

__________. Confissões. Trad. Arnaldo do Espírito Santo, João Bento e Maria Cristina de Castro-Maia de Sousa Pimentel. 2 ed. Lisboa: Centro de Literatura e Cultura Portuguesa e Brasileira: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 2004.

____________. De la Verdadera Religión. In: Obras Completas de San Agustín. Trad. Victorino Capañaga. Ed. Bilingüe. Madrid: La Editorial Católica/BAC, 1956, tomo IV, p. 3-236.

___________. De la Corrección y de la Gracia. In: Obras completas de Saint Agustín. 2 ed. Trad. Victorino Capañaga. Madrid: La Editorial Católica/BAC, 1956, tomo VI, p. 121-224.

____________. Sobre diversas cuestiones a Simpliciano. In: Obras Completas de San Agustín. Trad. Victorino Capañaga. Ed. Bilingüe. Madrid: La Editorial Católica/BAC, 1952, tomo IX, p. 61-186.

___________. La perfezione della giustizia dell’uomo. In: augustinus.it/versione italiana. BROWN, P. Santo Agostinho: uma biografia. Trad. Vera Ribeiro.6.ed. Rio de Janeiro: Record, 2011.

CAPAÑAGA, V. Introducción a los dos libros sobre diversas cuestiones a Simpliciano. In: Obras Completas de San Agustín. Madrid: La Editorial Catolica/BAC, 1952, tomo IX, p. 03-60.

DODARO, R. Cristo e a sociedade justa no pensamento de Agostinho. Trad. Bárbara Theoto Lambert. Curitiba: ScriptaPublicações, 2014.

___________. Justicia. In: FITZGERALD, A. (org.). Diccionario de San Agustín: San Agustín a traves del tiempo. Burgos: Monte Castelo, 2001, p. 783-787.

GILSON, E. Introdução ao estudo de Santo Agostinho. Trad. Cristiane NegreirosAbbud Ayoub. 2.ed. São Paulo, Paulus, 2010.

HANKEY, W. J. Mente. In: FITZGERALD, A. (org.). Diccionario de San Agustín: San Agustín a traves del tiempo. Burgos: Monte Castelo, 2001, p. 886-892.

HORN, C. Agostinho: conhecimento, linguagem e ética. Trad. Roberto HofmeisterPich. Porto Alegre: EDIPUC, 2008.

KAHN, C.H. Discovering the will: from Aristotle to Augustine. In: DILLON, J.M. e LONG, A.A. (orgs.). The Question of Eclecticism: Studies in Later Greek Philosophy. Berkeley: University California Press, 1988, p. 234-259.

MACDONALD, S. Primal Sin. In: MATTHEWS, G. (org.). The Augustian Tradition. California: University California Press, 1999, p. 110-139.

MEAGHER, R. Augustine: on the inner life of the mind. Indianópolis: HackettDublishingCompany, 1998.

OLIVEIRA E SILVA, P. Ordem e Ser: ontologia da Relação em Santo Agostinho. Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2007.

PICH, R. H. Agostinho e a “descoberta” da vontade: primeiro estudo. Veritas. Porto Alegre, v.50, n.2, p. 175-206, 2005.

RICOUER, P. O Conflito das interpretações: Ensaios de Hermenêutica. Trad. M. F. de Sá Correia. Porto: RES Editora, 1988.

RIGBY, P. Pecado Original. In: FITZGERALD, A. (org.). Diccionario de San Agustín: San Agustín a traves del tiempo.Burgos: Monte Castelo, 2001, p. 1018-1029.

VIGINI, G. Santo Agostinho: A aventura da graça e da caridade. 2ª ed. Trad. Antonio Efro Feltrin. São Paulo: Paulinas, 2015.

Downloads

Publicado

2019-03-01