CONSTRUINDO IMAGENS PARA A FILOSOFIA: DISCUSSÃO SOBRE ALGUMAS DEFINIÇÕES INTRODUTÓRIAS AO SEU ENSINO

Autores

  • André Luis La Salvia Professor de Metodologia e Prática de ensino de Filosofia da Universidade Federal do ABC (UFABC)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-8900.2018.v10n24.03.p13

Palavras-chave:

Filosofia, Ensino de Filosofia, Imagem do pensamento, Livros didáticos

Resumo

O artigo aborda e problematiza três imagens da filosofia presentes nos livros didáticos aprovados pelo PNLD de 2015. Por imagens da filosofia entendemos a definição e justificativa para tal disciplina. Qualquer prática de ensino passa pelas perguntas “o que é?” e “para que serve?” a filosofia. Nossa estratégia foi pesquisar os lugares-comuns presentes nos materiais didáticos e problematizar seus pressupostos a fim de repertoriar o processo formativo de professores na área.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ARANHA, M. L.; MARTINS, M. H. Filosofando: Introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna, 2013.

ARISTÓTELES, Metafísica, trad. Giovani Reali, 4 ed. Editora Loyola, 2014. BRASIL. Guia de livros didá ticos: PNLD 2015: filosofia: ensino médio. Brasí lia: Ministério da Educaçao, Secretaria de Educa ̃ çao B̃ ásica, 2014.

CHAUÍ, M. Iniciação à Filosofia. São Paulo: Ática, 2013.

COTRIM, G.; FERNANDES, M. Fundamentos da Filosofia. São Paulo: Saraiva, 2013.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é a filosofia?. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.

DIOGENES LAERTIOS. Vidas e doutrinas dos filósofos ilutres. Brasília, Editora UnB, 2008

GALLO, S. Filosofia: Experiência do Pensamento. Ed Scipione, SP 2013.

GALLO, S.; KOHAN, W. O. Crítica de alguns lugares-comuns ao se pensar a filosofia no ensino médio. In: GALLO, S.; KOHAN, W. O. (Org.). Filosofia no ensino médio. Petrópolis: Vozes, 2000.

GRAMSCI, A. Cadernos do Cárcere, Vol.1. Civilização Brasileira, Rio de janeiro, 1999.

MEYER, C. Filosofia – por uma inteligência da complexidade. Pax Editora, 2013.

NICOLA, U. Antologia ilustrada da Filosofia: das origens à Idade Moderna. Sao Paulo: Globo, 2005.

NOGUEIRA, R. O tabu da filosofia. In: Filosofia (São Paulo), v. 1, p. 45, 2014.

OLIVEIRA, R. J. O livro didático de filosofia em foco. In: FRIGOTTO, G; CIAVATTA, M. Ensino Médio: ciência, cultura e trabalho. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. MEC, SEMTEC,2004.

PLATÃO, Teeteto. In: Platão Diálogos, Teeteto/Crátilo. Tradução Carlos Alberto Nunes, Ed UFPA, 2001.

SAVIANI, D. Educação Do Senso Comum a Consciência Filosófica; Coleção Educação Contemporânea 11ª Ed. -1996. Ed. Autores Associados.

VERNANT, J. P. As origens do pensamento grego. Trad. Isis Borges B. Da Fonseca, Difel, 2002.

VON ZUBEN, M. C; ARAÚJO, J. S.; COSTA, I. M. Avaliação dos principais livros didáticos de filosofia para o ensino médio existentes no mercado editorial brasileiro. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação. Número 20: maio-out/2013, p. 157-178.

Downloads

Publicado

2018-12-11