ENTRE LIBERDADE E DETERMINAÇÃO: CÉZANNE SOB O OLHAR DE MERLEAU-PONTY
DOI:
https://doi.org/10.36311/1984-8900.2018.v10n22.21.p254Palavras-chave:
Merleau-Ponty, Cézanne, Filosofia, PinturaResumo
Nas reflexões de Merleau-Ponty, presentes em seu texto sobre A dúvida de Cézanne, podemos ressaltar duas maneiras de abordar a criação pictórica: uma dando maior peso às determinações, às influências, à personalidade, às experiências de vida do pintor; e outra que se desenvolve a partir de uma reflexão sobre a liberdade que caracteriza o processo criativo. A primeira via atribui a peculiaridade da pintura de Cézanne à sua esquizoidia, ao seu temperamento difícil, ao seu isolamento. A segunda aponta esses elementos também como consequências e não apenas como causas do projeto do pintor, resguardando a liberdade do artista. Merleau-Ponty pretende mostrar que a vida e a obra do pintor estão emaranhadas, mas também que a obra não é pura consequência dos dados da vida, nem fruto de um total desprendimento com relação a eles. O filósofo pretende fugir de concepções tendenciosas que explicam a obra ou como uma necessidade imposta pelos dados da vida, ou como fruto de uma capacidade de transcendê-los totalmente. Vejamos como Merleau-Ponty lida com esse problema e qual é o caminho por ele proposto para pensar o sentido da obra.Downloads
Referências
CÉZANNE, P. Correspondência. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
FREUD, S. Obras completas, v.9: observações sobre um caso de neurose obsessiva [“O homem dos ratos”], uma recordação de infância de Leonardo da Vinci e outros textos. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
GOMBRICH, E.H. A história da arte. Rio de Janeiro: LTC, 2012.
MERLEAU-PONTY, M. O olho e o espírito. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
MOURA, A. C. Liberdade e situação em Merleau-Ponty: Uma perspectiva ontológica. São Paulo: Humanitas, 2010.
MOUTINHO, L. D. S. Razão e Experiência: Ensaios sobre Merleau-Ponty. Rio de Janeiro: Editora UNESP, 2006.
PEDROSA, M. Arte.Ensaios. São Paulo: Cosac Naify, 2015.
VALÉRY, P. Introdução ao método de Leonardo da Vinci. São Paulo: Ed.34, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.