REFLEXÕES SOBRE O MONISMO DE TRIPLO ASPECTO

Autores

  • Sérgio Roclaw Basbaum Professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-8900.2015.v7n14.5578

Palavras-chave:

Monismo de triplo aspecto, Alfredo Pereira Junior

Resumo

Na introdução ao seu hoje consagrado ensaio sobre a fotografia, em que apresenta a sua própria tradução para o português de seu texto original em alemão, Vilém Flusser (1998) observa que envia a obra ao Brasil, na esperança de que “me leiam, e não me poupem”. No parágrafo seguinte, porém, é com ceticismo que afirma duvidar que isso se dê no contexto brasileiro. Assim, é digna de grande elogio a iniciativa da Kínesis de promover a discussão do trabalho de Alfredo Pereira Jr.. Com intensa e constante produtividade ao longo de mais de uma década, com reputação internacional e trabalho inovador, Pereira Jr. é um pesquisador modelo no difícil contexto brasileiro, e certamente uma referência na “difícil questão da consciência”, para citar a expressão consagrada por Chalmers (1996). Acolho como um desafio e uma honra comentar seu trabalho, e agradeço tanto ao autor como à editoria pelo convite. Além disso, trata-se também de pesquisador aberto ao trabalho dos colegas e uma pessoa de espírito agregador, com quem se pode sempre discutir ideias e com quem sempre se aprende.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BUZSAKI, G. Rhythms of the brain. Oxford: Oxford University Press, 2011.

CHALMERS, D. J. The Conscious Mind. In Search of a Fundamental Theory, New York: Oxford University Press, 1996.

CYTOWIC, R. E. The man who tasted shapes. Cambridge, MIT Press, 1998. (primeira edição, New York: G.B. Putnam's Sons, 1993)

ENGEL, A.; KÖNIG, P. Paradigm shifts in the neurobiology of perception. In: RATSCH, V.; RICHTER, M.; STAMATESCU, I. Intelligence and artificial intelligence: an interdisciplinary debate. Berlin: Springer, 1998.

FLUSSER, Vilém: Ensaio sobre a fotografia - para uma filosofia da técnica. Lisboa: Relógio D´água,1998.

LATOUR, B. Jamais fomos modernos. São Paulo: Editora 34, 2009.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

PEREIRA JR., A. O Conceito de Sentimento no Monismo de Triplo Aspecto. Kínesis, Edição Especial – Debate, v. 7, n. 15, p. 1-24, 2015.

BASBAUM, S. Consciousness and Perception: The Point of Experience and the Meaning of the World We Inhabit. Revista Eletrônica Informação e Cognição, v.5, n.1, p. 181-203, 2006.

POLANYI, M. The structure of consciousness. Brain, Vol. LXXXVIII, p. 799-810, 1965. Disponível em: www.missouriwestern.edu/polanyi/mp-structure.htm.

Downloads

Publicado

2015-11-30

Edição

Seção

Comentários