CETICISMO E CRITICISMO: ALICERCES DE UMA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA

Autores

  • André de Oliveira Zorzato Pós-graduando em Filosofia Contemporânea pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras (FAFIC)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-8900.2021.v13n35.p13-28

Palavras-chave:

Ceticismo, Criticismo, Epistemologia

Resumo

O presente artigo procura demonstrar, a partir de uma análise teórica e qualitativa, a diferença existente entre o significado dos conceitos de ceticismo e criticismo que muitas vezes foram empregados de forma inapropriada ao longo da tradição filosófica. O objetivo aqui é tentar desfazer certas confusões causadas pelo mal entendimento de tais concepções e, também, o de revelar o quanto estas duas linhas de pensamento foram responsáveis pelo surgimento da Teoria do Conhecimento (Epistemologia) por meio da reflexão de dois grandes filósofos críticos na história da filosofia. Através de uma investigação bibliográfica e de uma abordagem puramente teórica, este trabalho consiste em apresentar como pano de fundo um paralelo entre o pensamento crítico de Kant e de Wittgenstein a respeito do tema acima exposto. A intenção é de mostrar como as contribuições críticas destes dois grandes pensadores foram importantes no enfrentamento ao discurso cético para fundamentação epistemológica. Enfim, fica demonstrado neste artigo, também, o quanto os pensamentos céticos e críticos alicerçam tanto a Filosofia Contemporânea como a Epistemologia atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DANCY, J. Epistemologia Contemporânea. Trad.: Teresa Louro Pérez. Lisboa: Edições 70, 2002.

HESSEN, J. Teoria do Conhecimento. Trad.: João Vergílio Gallerani Cuter. Rev. Tec.: Sérgio Sérvulo da Cunha. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

KANT, I. Crítica da Razão Pura. Trad.: Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujão. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.

MOSER, P. K. A teoria do Conhecimento: uma introdução temática. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

OLIVEIRA, M. A. Reviravolta Linguístico-Pragmática na Filosofia Contemporânea. São Paulo: Edições Loyola, 2006.

PEARS, D As Ideias de Wittgenstein. Trad.: Octanny Silveira da Motta e Leonidas Hegenberg. São Paulo, Cultrix / EDUSP, 1973.

REALE, G. História da Filosofia: Antiguidade e Idade Média. São Paulo; Paulus, 1990.

SPANIOL, W. Filosofia e Método no Segundo Wittgenstein: uma luta contra o enfeitiçamento do nosso entendimento. São Paulo: Edições Loyola, 1989.

WITTGENSTEIN, L. Tractatus Logico-Philosophicus / Investigações Filosóficas. Trad.: M. S. Lourenço. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.

______. Da Certeza. Trad.: Maria Elisa Costa. Lisboa: Edições 70, 1990.

Downloads

Publicado

2021-11-17

Edição

Seção

Artigos