LINHAS DA FORMAÇÃO DOCENTE: PLASTICIDADES DOS ENCONTROS RIZOMÁTICOS

Autores/as

  • Ramires Fonseca Silva Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Docente da Rede Estadual de Educação da Bahia
  • Liége Maria Sitja Fornari Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-8900.2018.v10n24.11.p162

Palabras clave:

Encontro, Filosofia da diferença, Formação docente, Rizoma

Resumen

Este artigo propõe-se a investigar as possíveis convergências entre a filosofia da diferença elaborada por Gilles Deleuze em parceria com Félix Guattari e o campo da formação docente contemporânea, reconhecendo que as narrativas educativas contemporâneas são produzidas em territórios instituídos a partir de uma linearidade instrumental com impactos significativos no percurso dos formandos. Nesse sentido, pretende-se problematizar a formação docente, inserindo um pensar educativo de perspectiva elíptica, oblíqua, sem centro, em que combinações são produzidas nos atos experienciais via encontros criativos. Tem-se como objetivo também identificar nexos estabelecidos em dimensões rizomáticas num solo imanente entre o horizonte da territorialidade educacional e a concepção construtiva de modos de subjetividades no movimento da processualidade. Trata-se, portanto, de examinar os agenciamentos conceituais de viés inventivo na processualidade formativa instituída.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

DELEUZE, G. Diferença e Repetição. Trad: Luiz Orlandi e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é a Filosofia? Trad: Bento Prado Jr e Alonso Muñoz. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.

_____. Mil Platôs – capitalismo e esquizofrenia. Trad: Ana Lúcia de Oliveira; Aurélio Guerra Neto; Célia Pinto Costa. São Paulo: Editora 34, 2011. Vol 1.

DELEUZE, G.; PARNET, C. Diálogos. Trad: Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Escuta, 1998.

GALLO, S. Educação, criação e pluralidade de mundos: as múltiplas dimensões do aprender. In: TREVISAN, Luiz; ROSSATTO, Noeli Dutra (Org.). Filosofia e Educação. Campinas: Mercado das Letras, 2013. p. 181-196.

_____. Metodologia do ensino de filosofia: uma didática para o ensino médio. Campinas: Papirus, 2012.

GUATTARI, F. As três ecologias. Trad: Maria Cristina F. Bittencourt. Campinas, SP: Papirus, 2012.

KANT, I. Lógica. Trad: Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1992.

ULPIANAO, C. Gilles Deleuze: a grande aventura do pensamento. 2ª edição, Rio de Janeiro: Ritornelo, 2018.

ZOURABICHVILI, F. O vocabulário de Deleuze. Trad: André Telles. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2009.

Publicado

2018-12-11