ALFREDO PEREIRA JR. ENTRE DAMÁSIO E PRINZ: REVISITANDO O MONISMO DE TRIPLO ASPECTO

Autores/as

  • Nythamar de Oliveira Professor de Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-8900.2015.v7n14.5584

Palabras clave:

Alfredo Pereira Junior, Damásio, Prinz, Monismo de triplo aspecto

Resumen

Segundo Alfredo Pereira Jr., o conceito damasiano de “sentimento” é criticamente reapropriado pelo Monismo de Triplo Aspecto de forma a distinguir o que seria “uma experiência vivida” de uma mera “representação mental” e reformular “o sentir como o aspecto fundamental da mente consciente”, para além de “seu componente cognitivo”, deslocando a ênfase “para o componente afetivo” (p. 202) De acordo com o Autor, trata-se de evitar o descompasso entre o evento “transportado para nosso cérebro por meio de sinais informacionais” e “nosso cérebro (juntamente com a totalidade de nosso corpo, em interação com o ambiente físico e social)”, quando “interpreta o significado da informação e reage ao conteúdo da mesma com um sentimento” (p. 8). Assim, a chamada consciência fenomenal emergiria no nível dos sentimentos, evitando a redução de processos cognitivos a processos conscientes.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

DAMÁSIO, A. O Mistério da Consciência: Do corpo e das emoções do conhecimento de si. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. (Original em inglês: The feeling of what happens: Body and emotion in the making of consciousness. New York: Harcourt Brace, 1999).

______. Ao Encontro de Espinosa: As Emoções Sociais e a Neurobiologia do Sentir Mem Martins: Publicações Europa-América, 2003. (Original em inglês: Looking for Spinoza: Joy, sorrow and the feeling brain. New York: Harcourt Brace, 2003).

______. O Erro de Descartes: Emoção, razão e o cérebro humano. 2a. edição. São Paulo: Companhia das Letras, 2005. (Original em inglês: Descartes' Error: Emotion, reason, and the human brain. New York: Putnam, 1994).

______. E o cérebro criou o Homem. São Paulo: Companhia das Letras, 2011. (Original em inglês: Self Comes to Mind: Constructing the Conscious Brain. New York: Pantheon, 2010).

PEREIRA JR., A. O Conceito de Sentimento no Monismo de Triplo Aspecto. Kínesis, Edição Especial – Debate”, v. 7, n. 15, p. 1-24, 2015.

PRINZ, J. Furnishing the Mind: Concepts and Their Perceptual Basis. MIT Press, 2002.

______. Gut Reactions: A Perceptual Theory of Emotion. Oxford University Press, 2004A.

______. The Emotional Construction of Morals. Oxford University Press, 2004b.

______. The Conscious Brain: How Attention Engenders Experience. Oxford University Press, 2012.[Kindle edition].

Publicado

2015-11-30

Número

Sección

Comentários