O CONCEITO DE FETICHISMO DA MERCADORIA CULTURAL DE T. W. ADORNO E M. HORKHEIMER: UMA AMPLIAÇÃO DO FETICHISMO MARXIANO

Autores/as

  • Fábio César da Silva Mestrando em Estética e Filosofia da Arte na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-8900.2010.v2n03.4357

Palabras clave:

Fetichismo, Fetichismo da mercadoria, Fetichismo da mercadoria cultural, Indústria cultural

Resumen

O presente trabalho analisará o conceito de “fetichismo da mercadoria cultural” na Dialética do Esclarecimento (1944), obra de co-autoria de M. Horkheimer (1885-1973) e T. W. Adorno (1903-1969), visando enfatizá-lo como uma ampliação do conceito de fetichismo marxiano, pois se trata de relacioná-lo ao modo de propagação do bem cultural denominado Indústria Cultural. Para tanto, estabelecer-se-á a imbricação entre o referido conceito e o conceito kantiano de finalidade sem fim da Arte.

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Publicado

2010-04-25

Número

Sección

Artigos