O MÉTODO CIENTÍFICO: ALGUMAS RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE

Autores/as

  • Luís Carlos Lemos da Silva Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-8900.2010.v2n03.4352

Palabras clave:

Ciência, Ensino de Ciências

Resumen

Hoje em dia, não se pode negar a influência da ciência positiva sobre a sociedade. Por outro lado, não podemos esquecer que esta mesma ciência se isolou das reflexões sobre o ser humano, sobre os valores éticos e mesmo sobre seus próprios fins. Como isto pode acontecer se temos cada vez mais acesso aos recursos tecnológicos? As novas tecnologias, presentes na vida das pessoas, não têm facilitado esse processo?

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

ABBAGNANO, Nicolas. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

CHASSOT, Attico. A ciência através dos tempos. 10 ed. Moderna: São Paulo, 1994.

DEMO, Pedro. Conhecimento Moderno – sobre ética e intervenção do conhecimento. Petrópolis: Vozes, 2002.

FOUREZ, Gerard. A construção das Ciências. São Paulo: Editora Unespe, 1995.

GONZAGA, Amarildo. Contribuições para produções cientificas. BK Editora: Manaus, 2006.

GUARESCHI, Pedrinho. Sociologia Crítica Alternativas de mudanças. Porto Alegre:EDIPUCRS, 2004.

LEVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed.34, 1993.

KUHN, Thomas, La estrutura de las revolutiones cientificas, Trad de Agustín Contín, Ed. Fundo de Cultura Econémica, Madrid, 1975.

MATTAR, João. Metodologia Científica na Era da Informática. 3 ed. Saraiva: São Paulo, 2008.

MAIA, Freire Newton. A ciência por dentro. 6 ed. Petrópolis: Vozes, 2000.

MIRANDA, Carlos; PEREIRA, Eduardo. Ciência e Tecnologia: Educação para o desenvolvimento. Petrópolis: Vozes, 1996.

MOREIRA, M.A. A Teoria da Aprendizagem Significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2006.

MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.

NARDI, Roberto. Educação em ciências da pesquisa a prática docente.3 ed. Escrituras: São Paulo, 2003.

OLIVEIRA, Renato José de. A escola e o ensino de ciências. Editora Unisinos: RS, 2000.

SANTOS, Elizabeth da Conceição. Transversalidade e Áreas convencionais. Manaus: UEA Edições, 2008.

SILVA, Luiz R.A.; SILVA, Robson S. Gestão Escolar e Tecnologias. Manaus: UEA Edições, 2008.

Publicado

2010-04-25

Número

Sección

Artigos