A CONDIÇÃO DO HOMEM NO ESTADO DA VIDA PRESENTE COMO DETERMINANTE PARA A TEORIA DO CONHECIMENTO TOMASIANA: SUMA DE TEOLOGIA Iª, 84

Autores/as

  • André de Deus Berger Mestrando em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-8900.2010.v2n03.4334

Palabras clave:

Filosofia, História da Filosofia Medieval, Tomás de Aquino (1225- 1274), Intelecção, Sentidos

Resumen

Inserido no ambiente universitário do século XIII do ocidente cristão, Tomás de Aquino lança-se à linha de frente dos debates de sua época, propondo uma crítica ao que chamará de platonismo e às leituras por ele consideradas errôneas de Aristóteles, imbuídas de interpretações de filósofos como Avicena e Averróis, que chegam à Europa latina nos últimos séculos do medievo. Um de seus alvos é a consideração sobre o intelecto agente e o ato de intelecção. Em Suma de Teologia Iª, 84, o autor descreve o funcionamento deste ato, situando seu início na impressão causada pelos sensíveis nos sentidos, e, apontando como determinante para tal, a condição do homem no estado da vida presente como um conjunto composto de alma e corpo.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

TOMÁS DE AQUINO. Suma Teológica. 2ª Edição Bilíngue. 9 volumes. São Paulo: Loyola, 2001 – 2006.

______. Suma de Teologia. [Primeira parte, Questões 84-89]. Edição Bilíngue. Trad. C. A. R. do Nascimento. Uberlândia: EDUFU, 2006.

ARISTÓTELES. Obras. Tradcción del griego, estúdio preliminar, preámbulos y notas por F. de P. Samaranch. Madri: Aguilar, 1967.

BOEHNER, P. & GILSON, E. História da Filosofia Cristã. Das Origens até Nicolau de Cusa. 9ª edição. Trad. R. Vier. Petrópolis: Vozes, 2004.

GARDEIL, H. D. Iniciação à Filosofia de S. Tomás de Aquino. Tomo III, Psicologia. Trad. Pe. A. J. Chiavegato. São Paulo: Duas Cidades, 1967.

GILSON, E. Le Thomisme. Introduction a la Philosophie de Saint Thomas d?Aquin. Cinquième Édition Revue et Augmentée. Paris: Vrin, 1944.

______. A existência na Filosofia de Santo Tomás. Trad. G. P. Machado, G. L. Mellilo e Y. F. Balcão. São Paulo: Duas Cidades, 1962.

______. Porquoi saint Thomas a critiqué saint Augustin, suivi de Avicenne et le point de départ de Duns Scot. Paris: Vrin, 1986.

GOICHON, A. M. La philosophie d’Avicenne et son influence en Europe médiévale. Deuxième édition revue, corrigée et augmentée. Paris: Librairie d?Amérique et d?Orient, 1984.

HENLE, R. J. “A teoria do conhecimento de Platão”. In: TOMÁS DE AQUINO. Suma de Teologia. [Primeira parte, Questões 84-89]. Ed. Bilíngue. Trad. C. A. R. do Nascimento. Uberlândia: EDUFU 2006 pp. 52-71.

LIBERA, A de. A Filosofia Medieval. 2ª edição. Trad. L. Magalhães. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990.

______. A Filosofia Medieval. Trad. D. D. Machado & N. Campanário. São Paulo: Loyola, 1998.

NASCIMENTO, C. A. R. do. “Tomás de Aquino entre Agostinho e Aristóteles.” In: PALÁCIOS, P. M. (Org.) Tempo e Razão. 1600 anos das Confissões de Agostinho. São Paulo: Loyola, 2002, pp. 63-73.

______. “As questões da primeira parte da Suma de Teologia de Tomás de Aquino sobre o conhecimento intelectual humano”. In: TOMÁS DE AQUINO. Suma de Teologia. [Primeira parte, Questões 84-89]. Ed. Bilíngue. Trad. C. A. R. do Nascimento. Uberlândia: EDUFU 2006 pp. 9-39.

PEREIRA, R. H. de S. Avicena: a viagem da alma. 1ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2002.

PUTALLAZ, F. X. Le sens de la réflexion chez Thomas d'Aquin. Paris: Vrin, 1991.

Publicado

2010-04-25

Número

Sección

Artigos