NEM VERDADE NEM 'MERA OPINIÃO’: SOBRE A POSSIBILIDADE DE UMA OPINIÃO VERDADEIRA EM HANNAH ARENDT

Autores/as

  • Kelly Janaína Souza da Silva Doutora em Filosofia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisadora de Pós-Doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-8900.2022.v14n36.p263-287

Palabras clave:

Dóxa, Opinião, Verdade e Política

Resumen

O tema da opinião e da verdade no pensamento político de Hannah Arendt é alvo de muitas polêmicas, tendo sido a pensadora, inclusive, apontada como “antiverdade” no espaço público. Com o intuito de percorrer os caminhos sobre os quais Arendt trata da verdade e da política em seus escritos, esse artigo visa a reconstruir a discussão em torno da dóxa em Arendt, dando ênfase especial aos ensaios Sócrates (ou Filosofia e Política - 1954) e Verdade e Política (1967). Tem-se em vista articular o pensamento arendtiano a partir do viés socrático, e não platônico, trabalhando com a hipótese de uma noção alternativa de verdade em conciliação com a esfera pública. Parte-se, portanto, à formulação de uma opinião política que leve em conta o reconhecimento dos fatos e a veracidade pessoal daquele que formula a opinião; o que consideramos uma opinião verdadeira.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

ARENDT, Hannah. A dignidade da política: ensaios e conferências. 3ª edição. Tradução de Helena Martins e outros. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 2002.

______. A condição humana. 11ª edição. Tradução de Roberto Raposo, revisão técnica: Adriano Correia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010a.

______. A promessa da política. 3ª edição. Tradução de Pedro Jorgensen Jr., organização e introdução: Jerome Kohn, revisão técnica: Eduardo Jardim. Rio de Janeiro: DIFEL, 2010b.

______. Entre o passado e o futuro. 8ª edição. Tradução de Mauro W. Barbosa. Coleção Debates – No 64. São Paulo: Perspectiva, 2016.

______. Crises da República. 3ª edição. Tradução de José Volkmann. São Paulo: Perspectiva, 2017.

ASSY, Bethânia. Ética, responsabilidade e juízo em Hannah Arendt. São Paulo: Perspectiva; São Paulo: Instituto Norberto Bobbio, 2015.

PASHKOVA, Valeria. Arendt’s Political Thought: The relationship between Truth and Politics. 2016. 383 p. Thesis submitted to the Institute for Culture and Society. Western Sydney University, Sidney, 2016.

PLATÃO. A República. 9ª edição. Tradução de Maria Helena da Rocha Pereira. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.

______. Górgias. Tradução de Manuel de Oliveira Pulquério. Lisboa: Edições 70, 2006.

SILVA, Kelly J. S. Arendt e a permanência da verdade pública. Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2021.

VILLA, D. Politics, Philosophy, Terror: Essays on the Thought of Hannah Arendt. New Jersey: Princeton University Press, 1999.

ZERILLI, Linda. Truth and Politics. In: ELKINS, J.; NORRIS, A. Truth and Democracy. Series: Democracy, Citizenship, and Constitutionalism. Philadelphia, PA: University of Pennsylvania Press, 2012, p. 54-75.

Publicado

2022-08-02

Número

Sección

Artigos