COMENTÁRIOS INTRODUTÓRIOS SOBRE OS ASPECTOS PEDAGÓGICOS DO PENSAMENTO DE SANTO AGOSTINHO

Autores/as

  • Ana Kelly Ferreira Souto Pinto Doutoranda em Ciências da Religião na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/Goiás) e doutoranda em Filosofia na Universidade Federal de Goiás (UFG/Goiás)
  • José João Neves Barbosa Vicente Professor de Filosofia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-8900.2021.v13n35.p1-12

Palabras clave:

Agostinho, Linguagem, Ensinar e aprender, Interioridade, Mestre

Resumen

Santo Agostinho, como se sabe, foi um filósofo cristão profundamente comprometido com as questões religiosas referentes ao cristianismo, mas também é preciso destacar que ele contribuiu substancialmente para a compreensão de diversos assuntos e temas relevantes e indispensáveis a todos nós, tornando-se assim, uma das figuras mais importante do pensamento ocidental. Em um dos seus livros intitulado O mestre, não é difícil perceber, por exemplo, alguns aspectos pedagógicos desse pensador que merecem não apenas ser apresentados, mas também debatidos como uma contribuição importante para a compreensão do sentido e da função da educação. Neste artigo, no entanto, o objetivo não é discutir ou problematizar os aspectos pedagógicos do pensamento de Agostinho presentes em seu livro O mestre, mas sim apresentá-los e comentá-los de forma breve e introdutória, a partir de estudos realizados por alguns autores, pesquisadores e estudiosos da sua obra.

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Publicado

2021-11-17

Número

Sección

Artigos