A EDUCAÇÃO EM HUMANIDADES NO CONTEXTO DA TEORIA DAS CAPACIDADES SEGUNDO MARTHA NUSSBAUM

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DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-8900.2020.v12n33.p213-247

Palabras clave:

Teoria das Capacidades, Ética, Educação, Democracia

Resumen

Este artigo analisa a concepção educacional de Martha Nussbaum no contexto da Teoria das Capacidades e de uma crise na educação. Para isso, é apresentada a sua teoria de desenvolvimento humano baseada nas capacidades. Em seguida se identifica as características dessa crise educacional que se manifesta, principalmente, numa ameaça à democracia e aos seus valores. A partir disso, o artigo analisa como e por que as disciplinas de humanidades propiciam o desenvolvimento de habilidades e valores condizentes com essas capacidades humanas e com a prática da cidadania numa democracia pluralista. As três habilidades são a ética-pedagógica socrática, a concepção de cidadania numa perspectiva global e a imaginação narrativa. Cada uma delas é analisada criticamente neste artigo em sua importância para a sustentação da democracia e seus valores éticos e políticos.

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Publicado

2020-12-30

Número

Sección

Artigos