MORTIMER J. ADLER E O MÉTODO DA LEITURA ANALÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.36311/1984-8900.2020.v12n33.p65-83Palabras clave:
Leitura analítica, Filosofia da educação, Metodologia, Alfabetismo funcionalResumen
O presente artigo apresenta um estudo sobre o método da leitura analítica, conforme abordado pelo filósofo da educação Mortimer J. Adler (1902-2001) em Como ler livros: o guia clássico para a leitura inteligente (1972). Nessa obra, Mortimer Adler, juntamente com Charles Van Doren (1926-2019), elaborou um programa de leitura constituído de quatro níveis, sendo o coração desse projeto o terceiro nível, a saber, a “leitura analítica”, cujo arcabouço teórico é voltado para a compreensão e interpretação de livros de filosofia e ciências em geral. Com o estudo desse tema, objetivamos chamar atenção para a importância de uma filosofia da educação comprometida com diretrizes metodológicas direcionadas para a leitura de livros em nível acadêmico nas instituições de ensino médio e superior, pois imprescindível para combater um problema educacional fundamental: o alfabetismo funcional. Tendo como eixo argumentativo as noções de que o conhecimento humano não decorre de forma espontânea e de que a vida de estudos exige rigorosa disciplina intelectual, concluímos, após estudo minucioso do método da leitura analítica proposto por Adler, que o ensino de metodologias de leitura, se bem conduzido pelos filósofos da educação, constitui uma etapa essencial para a formação educacional e cultural em geral dos indivíduos.
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