CONHECIMENTO E DEFINIÇÃO NO MÊNON DE PLATÃO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-8900.2020.v12n31.p172-185

Palabras clave:

Aporia do Mênon, Método das Hipóteses, Definição, Platão, Mênon

Resumen

Através de uma análise do diálogo Mênon de Platão, identifico e estabeleço regras argumentativas gerais (úteis tanto a cientistas como filósofos) acerca do uso de definições. Mostro como o personagem Sócrates no diálogo estabelece exigências fortes para o conhecimento em geral, a saber, que o conhecimento da definição de algo deve ser anterior ao conhecimento de propriedades ou instâncias desse algo. Essas exigências de Sócrates e o modo como ele caracteriza uma definição (coextensiva ao definiendum, não circular, verdadeira e explanatoriamente relevante) levam Mênon a uma situação de impasse e a enunciar a Aporia do Mênon sobre a impossibilidade de buscar conhecimentos. Isso ocorre apenas pois Mênon é incapaz de identificar a jogada dialética de Sócrates: exigências fortes para o conhecimento de uma definição, a prioridade da definição, e o não reconhecimento de uma forma de conhecimento distinta do conhecimento por contato ou familiaridade. Em seguida, Sócrates prossegue a discussão no diálogo utilizando-se de hipóteses para mapear as condições nas quais a verdade ou falsidade das teses elencadas seriam o caso. Explico detidamente o que são a Aporia do Mênon, a definição socrática e o Método das Hipóteses, de modo a extrair princípios de raciocínio gerais úteis ainda hoje de um texto clássico da história da filosofia.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

BROWN, L. Plato and Aristotle. In: BUNIN, N. e TSUI-JAMES, E. P. (ed.). The Blackwell Companion to Philosophy. Oxford: Blackwell Publishers; 2003.

FINE, G. The Possibility of Inquiry: Meno's Paradox from Socrates to Sextus. Oxford: Oxford University Press; 2014.

_______. Inquiry on the Meno. In: KRAUT, R. (ed.). Cambridge Companion to Plato. Cambridge: Cambridge University Press; 1992.

LINDEMUTE, A. Análise do Método das Hipóteses no Mênon 86d-89e. Mimeo.

PLATÃO. Mênon. Trad. Maura Iglésias. São Paulo: Edições Loyola; Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio; 2001.

TEIXEIRA, C. Epistemologia. In: GALVÃO, P. (org.). Filosofia: Uma introdução por disciplinas. Lisboa: Edições 70; 2013.

Publicado

2020-07-20

Número

Sección

Artigos