A FORÇA TRANSFORMADORA DA NARRATIVA EM PAUL RICOEUR: ENFRENTAMENTO DO “ANALFABETISMO” EXISTENCIAL-CULTURAL

Autores/as

  • Marcius Tadeu Maciel Nahur Mestre em Direito pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo – Unisal – Lorena/SP. Professor do Unisal (Lorena/ SP) e da Faculdade Canção Nova (Cachoeira Paulista/SP) https://orcid.org/0000-0001-8729-9719
  • Jefferson da Silva Doutorado em Filosofia pela PUC-SP, professor do Centro Universitário Salesiano de São – Unidade Lorena e da Faculdade Canção Nova – Cachoeira Paulista/SP https://orcid.org/0000-0002-2671-4621

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-8900.2020.v12n31.p55-76

Palabras clave:

Narrativa, Ação, Identidade, Educação, Cultura

Resumen

O presente artigo busca discutir a questão da narrativa no pensamento de Paul Ricoeur (1913-2005) e seu poder transformador na identidade de um sujeito e, consequentemente, da cultura em que habita. Procurando refletir a respeito das narrativas, capazes de compor, de forma significativa, elementos heterogêneos das ações dos homens e da cultura, é possível acompanhar como tais elementos podem colaborar para a transformação de uma sociedade. É incentivando a reflexão e a leitura que se pretende realizar um movimento contrário a certo analfabetismo existencial-cultural. As artes, as grandes obras literárias e o estímulo do desenvolvimento cultural parecem, cada vez mais, distantes de uma sociedade que vem da dando prioridade para o tecnicismo e as informações desencontradas. As obras encontram-se aí para serem apreendidas, lidas e relidas, para uma possível transformação cultural, mas é necessário um empenho de todos nessa transformação, e é o que se propõe refletir com esse trabalho, baseando-se em pesquisa bibliográficas, na argumentação e na reflexão.

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Publicado

2020-07-20

Número

Sección

Artigos