O CONCEITO DE ESCLARECIMENTO E O EDUCAR EMANCIPATÓRIO EM THEODOR ADORNO

Autores

  • Emanuelle Beserra de Oliveira Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Hildemar Luiz Rech Professor titular no Departamento de Fundamentos da Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-8900.2021.v13n35.p79-93

Palavras-chave:

Educação, Adorno, Teoria Crítica, Formação

Resumo

A partir do conceito de esclarecimento desenvolvido por Theodor Adorno pretende-se lançar um olhar acerca dos problemas enfrentados pela educação contemporânea a fim de identificar o processo de semiformação oriundo de uma sociedade que se afirma esclarecida. Com o advento da ciência e do avanço tecnológico, a humanidade acredita ter atingido a autonomia necessária para conduzir de maneira livre suas escolhas. Estaria o homem em seu mais alto grau de esclarecimento? O que se percebe é uma sociedade cada vez mais submissa aos moldes que lhe são impostos. Desde a metade do séc. XX até os dias atuais a preocupação acerca do papel educacional se intensificou, isto porque o mundo sofreu significativas mudanças e passou a colocar lado a lado os modelos retrógrados de ensinar e as novas tecnologias que se apresentam. O avanço tecnológico por sua vez condiciona o homem a uma nova forma de dominação, o da racionalidade técnica. Neste contexto nasce o homem semi formado, dotado de uma educação incompleta, ausente de reflexões críticas e ativas. Será diante desse quadro apresentado que deve-se pensar os desafios da educação contemporânea, no qual lançamos a pergunta: diante de um mundo de barbárie onde a emancipação se consolidará?

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Referências

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Publicado

2021-11-17

Edição

Seção

Artigos