UMA GENEALOGIA DO CONCEITO DE INAPROPRIÁVEL A PARTIR DE AGAMBEN

Authors

  • Leandro Bertoncello Mestrando em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-8900.2019.v11.n28.13.p205

Keywords:

Inapropriável, Uso dos corpos, Empatia, Agamben

Abstract

O objetivo deste artigo é propor uma compreensão do conceito de inapropriável em Agamben enquanto aplicado ao que se chamaria o uso do corpo do outro. Tem-se como ponto de referência o problema apresentado no capítulo 8 do livro “O uso dos corpos”, no qual Agamben refere-se à polêmica havida entre Husserl e Edith Stein com Theodor Lipps acerca da empatia. Como resultado do trabalho, obteve-se uma progressão coesa entre as ideias de Heidegger e Agamben sobre o inapropriável com as considerações de Husserl e Stein sobre a empatia. A conclusão demonstra que o caráter não primordial da experiência empática permite identificar o que é inapropriável no uso do corpo do outro.

References

AGAMBEN, G. O uso dos corpos: Homo sacer, IV, 2. São Paulo: Boitempo, 2017.

______. Potentialities: collected essays in philosophy. Stanford: Stanford University, 1999.

______. Stanzas: Word and phantasm in western culture. Minneapolis, University of Minnesota, 1993.

AGOSTA, L. Empathy in the context of philosophy. New York: Palgrave Macmillan, 2010.

ALFIERI, F. Pessoa Humana e Singularidade em Edith Stein. São Paulo: Perspectiva, 2017.

BELLA, A. A. L’antropologia fenomenologica di Edith Stein. Agathos: An International Review of the Humanities and Social Sciences, 01 November 2011, Issue 2, pp.23-43.

CABRERA, C. Intersubjetividad a priori y empatía. Ideas y valores: Revista Colombiana de Filosofía, 2013, Issue 152, pp.71-93.

CALCAGNO, A. A place for the role of community in the structure of the state: Edith Stein and Edmund Husserl. Continental Philosophy Review, 2016, Vol.49(4), pp.403-416.

CASTRO, E; MAGALHÃES, B. A. Introdução a Giorgio Agamben: uma arqueologia da potência. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

DAHLSTROM, D. O. The Heidegger dictionary. Londres: Bloomsbury, 2013.

DURANTAYE, L. Giorgio Agamben: a critical introduction. Stanford: Stanford University, 2009.

HEIDEGGER, M. On time and being. New York: Harper Torchbooks, 1972.

______. Being and time. Oxford: Basil Blackwell, 1985.

KUSANO, M. B. A antropologia de Edith Stein: entre Deus e a filosofia. São Paulo: Ideias e Letras, 2014.

MILLS, C. The philosophy of Agamben. London: Routledge, 2014.

MORA, J. F. Diccionario de filosofia. Buenos Aires: Sudamericana, 1964.

MURRAY, A. Giorgio Agamben. London: Routledge, 2010.

PELIZZOLLI, M. L. O eu e a diferença: Husserl e Heidegger. Porto Alegre: Edipucrs, 2002.

REICHARDT, M. R. Catholic women writers: a bio-bibliographical sourcebook. Westport: Greenwood, 2001.

SANTANA, L. Edith Stein: a construção do ser pessoa humana. São Paulo: Ideias e Letras, 2014.

SAVIAN FILHO, J. Empatia - Edmund Husserl e Edith Stein - apresentações didáticas. São Paulo: Loyola, 2014.

STEIN, E. On the problem of empathy. Washington, D. C.: ICS, 1989.

______. Ser Finito e Ser Eterno. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2018.

SVENAEUS, F. Edith Stein's phenomenology of sensual and emotional empathy.(Report). Phenomenology and the Cognitive Sciences, 2018, Vol.17(4), p.741(20).

SWITANKOWSKY, I. Sympathy and empathy. Philosophy Today, DePaul University, 2000, Vol. 44, No. 1.

VETLESEN, A. J. Perception, empathy, and judgment: an inquiry into the preconditions of moral performance. University Park, Pennsylvania State University: 1994.

VINCELETTE, A. Recent catholic philosophy: the twentieth century. Milwaukee: Marquette University, 2011.

WELTON, D. The essential Husserl. Bloomington: Indiana University, 1999.

Published

2019-08-03

Issue

Section

Artigos