A MÚSICA DA FILOSOFIA DE ADORNO

Authors

  • Rafael Reis Pombo Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-8900.2012.v4n07.4476

Keywords:

Filosofia interpretativa. Música atonal. Conceito. Dificuldade.

Abstract

Este artigo tem por objetivo apresentar algumas afinidades estruturais existentes entre a filosofia de Adorno e a música de Schoenberg. A mais evidente delas é a dificuldade intencional de apreensão das obras de ambos os autores, que se demonstra possuir um motivo social e um motivo técnico. Vemos também a semelhança de alguns procedimentos adotados pela música atonal com procedimentos utilizados por Adorno em seu projeto filosófico, o que confere o mesmo estatuto e importância à tensão presente nos discursos. O estudo procura, dessa forma, discutir como e porque o filósofo se aproxima da linguagem da arte, da música e, mais especificamente, da música atonal.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ADORNO, Theodor W. Filosofia da nova música. Trad. Magda França. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1989.

______. O ensaio como forma. In: ______. W. Notas de literatura I. Trad. Jorge de Almeida. São Paulo: Ed. Duas Cidades, Ed. 34, 2003.

______. El compositor dialéctico. In: ______. Impromptus: serie de artículos musicales impresos de nuevo. Trad. Andrés Sánchez Pascual. Barcelona: Ed. Laia, 1985.

ALMADA, Carlos de Lemos. Aspectos da construção temática de Arnold Schoenberg a partir de seus escritos teóricos sobre forma. Per Musi – Revista Acadêmica de Música, Belo Horizonte, n. 20, p. 34-43, jul./dez. 2009.

SCHOENBERG, Arnold. Exercícios preliminares em contraponto. Trad. Eduardo Seincman. São Paulo: Via Lettera, 2001.

______. Fundamentals of musical composition. London; Boston: Faber and Faber, 1970.

Published

2012-07-31

Issue

Section

Artigos