A MÚSICA DA FILOSOFIA DE ADORNO

Authors

  • Rafael Reis Pombo Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-8900.2012.v4n07.4476

Keywords:

Filosofia interpretativa. Música atonal. Conceito. Dificuldade.

Abstract

Este artigo tem por objetivo apresentar algumas afinidades estruturais existentes entre a filosofia de Adorno e a música de Schoenberg. A mais evidente delas é a dificuldade intencional de apreensão das obras de ambos os autores, que se demonstra possuir um motivo social e um motivo técnico. Vemos também a semelhança de alguns procedimentos adotados pela música atonal com procedimentos utilizados por Adorno em seu projeto filosófico, o que confere o mesmo estatuto e importância à tensão presente nos discursos. O estudo procura, dessa forma, discutir como e porque o filósofo se aproxima da linguagem da arte, da música e, mais especificamente, da música atonal.

References

ADORNO, Theodor W. Filosofia da nova música. Trad. Magda França. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1989.

______. O ensaio como forma. In: ______. W. Notas de literatura I. Trad. Jorge de Almeida. São Paulo: Ed. Duas Cidades, Ed. 34, 2003.

______. El compositor dialéctico. In: ______. Impromptus: serie de artículos musicales impresos de nuevo. Trad. Andrés Sánchez Pascual. Barcelona: Ed. Laia, 1985.

ALMADA, Carlos de Lemos. Aspectos da construção temática de Arnold Schoenberg a partir de seus escritos teóricos sobre forma. Per Musi – Revista Acadêmica de Música, Belo Horizonte, n. 20, p. 34-43, jul./dez. 2009.

SCHOENBERG, Arnold. Exercícios preliminares em contraponto. Trad. Eduardo Seincman. São Paulo: Via Lettera, 2001.

______. Fundamentals of musical composition. London; Boston: Faber and Faber, 1970.

Published

2012-07-31

Issue

Section

Artigos