O ENSINO DE FILOSOFIA NAS ÓTICAS INTER E TRANSDISCIPLINAR: MEDIAÇÃO DIDÁTICA SOBRE A PROBLEMÁTICA ANTROPOLÓGICO-FILOSÓFICA

Autores

  • Gilson Malta da Silva Licenciado em Filosofia e Mestre em Educação pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-8900.2018.v10n24.07.p89

Palavras-chave:

Ensino de filosofia, Interdisciplinaridade, Transdisciplinaridade

Resumo

Este artigo tem por objetivo divulgar os resultados de uma pesquisa de mestrado. Investigou-se como um ensino de filosofia, proposto nas perspectivas inter e transdisciplinar, estava sendo organizado num Colégio? Realizou-se uma pesquisa descritiva e qualitativa cujos referenciais teóricos são Edgar Morin e Basarab Nicolescu. A metodologia consistiu em: pesquisa bibliográfica, análise documental e observação do ensino em sala de aula. Como técnica de análise de dados utilizou-se a análise de conteúdo. As questões discutidas nesse artigo referem-se às aulas nas quais foram abordadas a primeira parte da temática ser humano. Concluiu-se, que o ensino da problemática em questão, se trata de uma multidisciplinaridade escolar “modesta”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-12-11