A INTERPRETAÇÃO KANTIANA DO FINALISMO EM SPINOZA NA TERCEIRA CRÍTICA

Autores

  • Carlos Wagner Benevides Gomes Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-8900.2018.v10n22.06.p24

Palavras-chave:

Kant, Spinoza, Teleologia, Ontologia

Resumo

Segundo Spinoza (1632-1677), não existe finalismo na natureza, pois seria uma ignorância atribuir intencionalidade à realidade que, segundo sua ontologia, é uma substância (Deus). Por sua vez, Kant (1724-1804) considerou o juízo teleológico como a possibilidade de refletirmos uma finalidade na natureza, não como um fim terminal ou em si mesmo a partir de um Deus criador, mas através do homem, que tem a faculdade de julgar compreendendo as relações das partes com o todo. O objetivo deste artigo é apresentar uma análise crítica de Kant à ontologia de Spinoza no que se refere ao problema do finalismo. Ou seja, a partir da leitura de algumas passagens da Segunda Parte (Crítica da Faculdade de Juízo Teleológica) da Crítica da Faculdade do Juízo, explicitar a crítica kantiana à crítica ao finalismo em Spinoza desenvolvida na Parte I de sua Ética. Conclui-se que, a interpretação crítica de Kant (partindo do pressuposto do juízo teleológico) à ontologia antifinalista de Spinoza considerou alguns paradoxos, como o panteísmo e o fatalismo decorrentes da substância divina e a falta de uma explicação acerca do sistema de conformidade a fins na natureza, marcado por um idealismo que negava qualquer tipo de intencionalidade ou fim da natureza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DELBOS, V. A ética spinozista e a moral de Kant. In: O problema moral na filosofia de

Spinoza e na história do spinozismo. Tradução: Martha de Aratanha. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2016.

FERRAZ, C. A. Acerca do papel do juízo teleológico na realização do sumo bem moral em Kant. Studia Kantiana. Natal-RN, v.9, n.9, jun-dez, 2009., pp.88-117.

HEGEL, F. Vorlesungen über die Geschichte der Philosophie. In: BENJAMIN, C(org.). Estudos sobre Spinoza. Tradução de Eliana Aguiar, Estela dos Santos Abreu e Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2014.

MOREAU, J. Espinosa e o Espinosismo. Lisboa: Edições 70, 1982.KANT, I. Crítica da Faculdade do Juízo. Tradução de Valério Rohden e António Marques. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.

KLEIN, J. T. A Dedução do Juízo Teleológico na Terceira Crítica. Kant e-Prints. Campinas-SP, v. 8, n. 1, jan.- jun., 2013., pp.71-98.

KLOTZ, H. C. Teleologia e Moral em Kant e Fichte. Studia Kantiana. Natal-RN, v.9, n.9, jun-dez, 2009., pp.187-200.

PASCAL, G. O Pensamento de Kant. Petrópolis: Vozes, 1985.

SPINOZA, B. Ética. Tradução: Grupo de Estudo espinosanos. São Paulo: Edusp, 2015.

Downloads

Publicado

2018-07-28

Edição

Seção

Artigos