O INTELECTO E SEU OBJETO: POR UMA PERSPECTIVA UNIFICADA DA NOÉTICA DE AVERRÓIS
DOI:
https://doi.org/10.36311/1984-8900.2016.v8.n16.06.p65Palavras-chave:
Inteligível, Intelecto, Averróis, Comentários ao De animaResumo
É amplamente conhecido que a doutrina do intelecto material de Averróis sofreu grandes revisões e recebeu seu acabamento final no Grande Comentário ao De anima, de Aristóteles, obra que exerceu enorme influência no ocidente latino, sobretudo pela teoria do intelecto material como uma substância separada e única para todos os homens. Em virtude disso, os estudos atuais sobre a noética de Averróis tendem a se centrar neste texto deixando de lado outras obras que o antecederam, ou fixando estas como expressões menores ou ultrapassadas de seu pensamento. Neste artigo, sustento que, a despeito de revisar a doutrina do intelecto material, Averróis, desde seu primeiro escrito sobre o De anima, a Epítome, tinha uma compreensão coesa sobre as noções apreendidas pelo intelecto, os inteligíveis, e já procurava adequar o estatuto dessas noções a sua noética. O objetivo é mostrar, mediante consistência terminológica vigente, que a concepção do estatuto dos inteligíveis é uma forte marca do pensamento rushdiano e que se modelou ao desenvolvimento de sua teoria do intelecto.
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