O INTELECTO E SEU OBJETO: POR UMA PERSPECTIVA UNIFICADA DA NOÉTICA DE AVERRÓIS

Autores

  • Allan Neves Oliveira Silva Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-8900.2016.v8.n16.06.p65

Palavras-chave:

Inteligível, Intelecto, Averróis, Comentários ao De anima

Resumo

É amplamente conhecido que a doutrina do intelecto material de Averróis sofreu grandes revisões e recebeu seu acabamento final no Grande Comentário ao De anima, de Aristóteles, obra que exerceu enorme influência no ocidente latino, sobretudo pela teoria do intelecto material como uma substância separada e única para todos os homens. Em virtude disso, os estudos atuais sobre a noética de Averróis tendem a se centrar neste texto deixando de lado outras obras que o antecederam, ou fixando estas como expressões menores ou ultrapassadas de seu pensamento. Neste artigo, sustento que, a despeito de revisar a doutrina do intelecto material, Averróis, desde seu primeiro escrito sobre o De anima, a Epítome, tinha uma compreensão coesa sobre as noções apreendidas pelo intelecto, os inteligíveis, e já procurava adequar o estatuto dessas noções a sua noética. O objetivo é mostrar, mediante consistência terminológica vigente, que a concepção do estatuto dos inteligíveis é uma forte marca do pensamento rushdiano e que se modelou ao desenvolvimento de sua teoria do intelecto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AVERRÓIS. Averrois Cordubensis Commentarium Magnum in Aristotelis De Anima Libros. Ed: F. Crawford, Cambridge, MA: Mediaeval Academy of America, 1953.

______. Epitome de anima. Ed: S. Gomez Nogales. Madrid: Instituto “Miguel Asin”, 1985.

______. Middle Commentary on Aristotle’s De anima. Trad: A. L. Ivry. Provo, Utah: Brigham Young University Press, 2002.

BADAWI, A. (Ed.)’Aristūṭālīsfî l-nafs.Cairo, 1954.

DAVIDSON, H. A. Alfarabi, Avicenna and Averroes on Intellect. New York, Oxford: Oxford University Press, 1992.

HAMELIN, O. La théorie de l’intellect d’après Aristote et ses commentateurs. Paris, 1953.

ALEXANDRE DE AFRODÍSIA. De Anima Liber Cum Mantissa (CAG, Suppl. 2, pt. 1). Ed: Ivo Bruns. Berlin: Typis et Impensis Georgii Reimer, 1887.

TAYLOR, R. Improving on Nature’s Exemplar: Averroes’ Completion of Aristotle’s Psychology of Intellect. In: ADAMSON, P., et al. (Eds.) Philosophy, Science and Exegesis in Greek, Arabic and Latin Commentaries. London: Institute of Classical Studies, 2004, vol. 2: 107-130.

______. Intellect as Intrinsic Formal Cause in the Soul according to Aquinas and Averroes. In: ELKAISY-FRIEMUTH, M. e DILLON, J. (Eds.), The Afterlife of the Platonic Soul. Leiden: E. J. Brill, 2009: 187-220.

TEMÍSTIO. In Aristotelis De Anima Paraphrasis (Commentaria in Aristotelem Graeca 5, 3). Ed: R. Heinze, Berlin: G Reimeri, 1899.

______.An Arabic Translation of Themistius’ Commentary on Aristotle’s De Anima.Ed: M. C. Lyons. Columbia, South Carolina, e Oxford, England: Bruno Cassirer, 1973.

Downloads

Publicado

2016-11-07

Edição

Seção

Artigos