KANT E O GÊNIO NA FILOSOFIA

Autores

  • Danilo Citro

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-8900.2009.v1n02.4883

Palavras-chave:

Gênio, Imaginação, Belo, Sublime

Resumo

O gênio é a faculdade do espírito na obra de arte bela. Este princípio de vida vem da produção de objetos que só o gênio é capaz. Para isto, ele tem a imaginação como um importante responsável. Então analisaremos a faculdade de imaginação na obra kantiana e sua relação com outras faculdades, para aprofundarmos a definição de gênio na Critica do Juízo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CAYGILL, Howard, Dicionário Kant, Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2000.

BARBOSA, Jair, Infinitude Subjetiva e Estética – Natureza e arte em Schelling e Schopenhauer, São Paulo: Editora Unesp, 2005.

DUARTE, Rodrigo (organizador), Belo, Sublime e Kant. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.

KANT, Immanuel, Crítica da Razão Pura, Tradução: Valério Rhoden e Udo Baldur Moosburger, São Paulo: Nova Editora, 1991, v. I e II.

______, Immanuel, Crítica da Faculdade do Juízo, Tradução: Valério Rhoden e Antônio Márquez, Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.

______, Immanuel, Primeira Introdução à crítica do Juízo, Tradução: Rubens Rodrigues Torres, in: Teixeira, Ricardo R. (organizador). Duas Introduções à crítica do Juízo. São Paulo: Iluminuras, 1995.

LEBRUM, Gérard. Kant e o fim da Metafísica, Tradução: Carlos Alberto Ribeiro, São Paulo: Martins Fontes, 1993.

RODHEN, Valério (organizador), 200 anos da Crítica da Faculdade do Juízo de Kant, Porto Alegre: Editora UFRGS/Instituto Goethe/ICBA, 1992.

SUZUKI, Márcio. O gênio Romântico – Crítica e História da Filosofia em Friedrich Schlegel, São Paulo: Editora Iluminuras, 2007.

Downloads

Publicado

2009-10-20

Edição

Seção

Artigos