O ENSAIO COMO TEORIA CRÍTICA NA LITERATURA DE SARAMAGO

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DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-8900.2024.v16n40.p324-337

Palavras-chave:

Arquitetura Literária, Ensaio, José Saramago, Teoria Crítica

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar os elementos constitutivos da arquitetura literária de Saramago. Através do método epistemologia do romance em diálogo com o materialismo-dialético, abordaremos cinco conceitos: o Iluminismo, de Immanuel Kant; o Contemporâneo, de Giorgio Agamben; a Teoria Crítica, que decorre de Karl Marx e da Escola de Frankfurt; o Ensaio, de Theodor Adorno e o Narrador, pensado pelo Walter Benjamin. A relevância deste estudo está na suma importância de afirmar em tese o posicionamento de teórico crítico do autor José Saramago, tendo em vista as afinidades estruturais do narrador saramaguiano com uma linguagem de índole marxista, política, ética e filosófica.

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Publicado

2024-08-22

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Artigos