O ENSAIO COMO TEORIA CRÍTICA NA LITERATURA DE SARAMAGO
DOI:
https://doi.org/10.36311/1984-8900.2024.v16n40.p324-337Palavras-chave:
Arquitetura Literária, Ensaio, José Saramago, Teoria CríticaResumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar os elementos constitutivos da arquitetura literária de Saramago. Através do método epistemologia do romance em diálogo com o materialismo-dialético, abordaremos cinco conceitos: o Iluminismo, de Immanuel Kant; o Contemporâneo, de Giorgio Agamben; a Teoria Crítica, que decorre de Karl Marx e da Escola de Frankfurt; o Ensaio, de Theodor Adorno e o Narrador, pensado pelo Walter Benjamin. A relevância deste estudo está na suma importância de afirmar em tese o posicionamento de teórico crítico do autor José Saramago, tendo em vista as afinidades estruturais do narrador saramaguiano com uma linguagem de índole marxista, política, ética e filosófica.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor. Adorno, W.T, Notas de Literatura I. In: ADORNO, Theodor. O Ensaio como Forma. Trad. Jorge de Almeida. São Paulo: Editora 34. 2012. p. 15-45
AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? In: AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? E outros ensaios. Trad. Vinícius N. Honesko. Chapecó, SC: Argos, 2009. p. 55-73.
AGUILERA, Fernando. As Palavras de Saramago. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
BARROSO, Wilton. Elementos para uma Epistemologia do Romance. Artigo/Disponível em: http://epistemologiadoromance.blogspot.com.br/. Acesso em: 5 de setembro de 2014.
BARROSO, Wilton. Os Sonâmbulos, de Broch e a metamorfose do romance. In: BARROSO, Wilton. Pensamento intruso: Jean-Luc & Jacques Derrida. Org. Piero Eyben. Vinhedo: Ed. Horizonte, 2014. p. 288-296.
BENJAMIN, Walter. Textos Escolhidos. In: BENJAMIN, Walter. O Narrador. Org. Zeljko Loparié e trad. José Lino. São Paulo: Abril Cultural, 1975. p. 63-82
DELEUZE, Gilles. O que é a Filosofia?. Trad. Bento Prado Júnior. São Paulo: 34, 1992.
FOUCAULT, Michel. Arqueologia das Ciências e História dos Sistemas de Pensamento (Ditos e escritos; II). In: FOUCAULT, Michel. O que são as Luzes? Org. Manoel Barros e trad. Inês Autran Dourado. – 2° ed. – Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009. p. 335-351
HORKHEIMER, Max. Textos Escolhidos. In: HORKHEIMER, Max. Teoria Tradicional e Teoria Crítica. Org. Zeljko Loparié e trad. José Lino. São Paulo: Abril Cultural, 1975. p. 125-164
KANT, Immanuel. Resposta à pergunta: O que é o Iluminismo? Disponível em: http://www.lusosofia.net/textos/kant_o_iluminismo_1784.pdf. Acessado em: 10 de dezembro de 2014.
KONDER, Leandro. Os Marxistas e a Arte. São Paulo: Expressão Popular, 2013.
LUKÁCS, Georg. A Teoria do Romance. Trad. José Marcos Mariani. São Paulo: Editora 34, 2009.
LUKÁCS, Georg. Marxismo e Teoria Literária. Trad. Carlos Coutinho. São Paulo: Expressão Popular, 2010.
MACHADO, Roberto. Deleuze: a arte e a filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
PIKETTY, Thomas. O Capital no século XXI. Trad. Monica Baumgarten. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014.
SARAMAGO, José. A Caverna. Lisboa: Editorial Caminho, 2000.
SARAMAGO, José. As Intermitências da Morte. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
SARAMAGO, José. Ensaio Sobre a Cegueira. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
SARAMAGO, José. Ensaio Sobre a Lucidez. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
SARAMAGO, José. Levantado do Chão. Lisboa: Editorial Caminho, 1980.
SARAMAGO, José. Manual de Pintura e Caligrafia. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
SARAMAGO, José. Memorial do Convento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
SARAMAGO, José. Todos os Nomes. São Paulo: Planeta De Agostini, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.