ANTITEATRALIDADE E RECONHECIMENTO EM RETRATO DE UMA JOVEM EM CHAMAS: CAVELL E O ESTATUTO DA REPRESENTAÇÃO NO CINEMA

Autores

  • Andrea Cachel Professora Adjunta no Departamento de Filosofia da Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Igor Nascimento Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Filosofia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) https://orcid.org/0000-0002-3673-0799

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-8900.2024.v16n40.p33-60

Palavras-chave:

Antiteatralidade, Voyeurismo, Reconhecimento, Cinema, Ceticismo

Resumo

Pretendemos neste texto analisar as interfaces entre a ontologia do cinema do filósofo Stanley Cavell e as reflexões centrais apresentadas no filme Retrato de uma Jovem em Chamas, em especial no que se refere à relação entre o estatuto da representação no cinema e uma determinada forma de se conceber a subjetividade. Com base sobretudo nas reflexões realizadas por Cavell acerca das consequências solipsistas do que seria o “ceticismo moderno” e sobre o percurso de que resultariam a fotografia e o cinema como linguagens fundamentais da sociedade contemporânea, partimos de uma discussão acerca do escopo do processo antiteatral nas artes, argumentando que a natureza do cinema consolida uma forma particular de se conceber o olhar, forma essa que materializa o anseio de vermos sem sermos vistos. Dado esse entendimento, concernente ao atrelamento entre o processo antiteatral e desenvolvimento da imagem cinematográfica, procuramos mostrar como o filme de Céline Sciamma busca oferecer na tela a evidência de que a posição dessa invulnerabilidade do olhar decorre daquilo que Cavell qualifica como a evitação de amor ou a recusa de reconhecimento. Nesse sentido, faz parte da nossa investigação indicar que a forma de olhar criada em Retrato de uma Jovem em Chamas, a partir do amor que se constitui entre as suas personagens principais, é também uma maneira de sustentar a possibilidade de vermos e sermos vistas, e, portanto, um debate sobre a desteatralização da subjetividade e a ruptura com as implicações solipsistas do ceticismo filosófico.

Referências

BARTHES, Roland. Diderot, Brecht, Eisenstein. In: BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, p.85-96, 1990.

BAUDELAIRE, Charles. Sobre a modernidade: o pintor da vida moderna. Teixeira Coelho (org.). São Paulo: Editora Paz e Terra, 1996.

BAZIN, André. Ontologia da Imagem fotográfica. In: BAZIN, André. O que é o cinema? Tradução de Eloísa de Araújo Ribeiro. São Paulo: UBU, p . 27-35, 2018.

BUCKLAND, Warren. The Logic of the Cinematic in Portrait of a Lady on Fire. Quarterly Review of Film and Video. v.39, n. 2, p. 254-271, 2022. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/10509208.2020.1830695?journalCode=gqrf20. Acesso em 03 dez 2022.

CAVELL, Stanley. The Claim of Reason: Wittgenstein, Skepticism, Morality, and Tragedy. Oxford, New York, Toronto, Melbourne: Oxford University Press, 1979a.

CAVELL, Stanley. The World Viewed: reflections on the ontology of film. Enlarged Edition. Cambridge, Massachusetts, London, England: The Belknap Press of Harvard University Press, 1979b.

CAVELL, Stanley. Contesting tears: The Melodrama of the Unknown Woman. Chicago, London: The University of Chicago Press, 1996.

CAVELL, Stanley. Must We Mean What We Say? A book of essays. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.

CAVELL, Stanley. Disowning Knowledge in Seven Plays of Shakespeare. Cambridge, New York: Cambridge University Press, 2003.

CAVELL, Stanley. O que a fotografia chama de pensar (1985). Tradução de Cassiano Terra Rodrigues. São Paulo: Polietica, v. 6, n. 1, p.139-174, 2018.

DIDEROT, Denis. Carta sobre os Surdos e Mudos. In: DIDEROT, Obras III: Estética, Poética e Contos. GUINSBURG, J (org). São Paulo: Perspectiva, p. 91-159, 2000.

DIDEROT, Denis. Discurso sobre a poesia dramática. Tradução, organização, apresentação e notas: Franklin de Matos. 2ª ed. São Paulo: Cosac Naify, 2005.

EISENSTEIN, Sergei. Diderot a parlé du cinéma. Europe, n. 661, p. 133-142, 1984. Disponível em: https://www.proquest.com/openview/ff5ba55afb472abc7d2d869175fc63a9/1?pqorigsite=gscholar&cbl=1818041. Acesso em: 2 mar 2023

ESPOSITO, Veronica. Portrait of a Lady on Fire: A “Manifesto about the Female Gaze”. World Literature Today, vol. 95 no. 3, p. 18-20, 2021. Disponível em: https://muse.jhu.edu/article/831906/summary. Acesso em: 3 dez 2022.

FRIED, Michael. Absorption and Theatricality: Painting and Beholder in the Age of Diderot. Berkeley: University of California Press, 1980

KANE, Marian e ROTHMAN, William. Reading Cavell’s The World Viewed. Detroit: Wayne State University Press, 2000.

MULHALL, Stephen. On Film. 3ª edição. London and New York: Routledge, 2016.

OLIVEIRA JÚNIOR, Luiz Carlos. Retrato de uma jovem em chamas (Portrait de la jeune fille en feu, 2019), de Céline Sciamma. Site do Cineclube Movimento. Março de 2020. Disponível em: https://www2.ufjf.br/cinemovimento/sessao-ensaio-critico/2020-2/marco/retrato-de-uma-jovem-em-chamas-de-celine-sciamma/. Acesso em: 3 dez 2022.

OVÍDIO. Metamorfoses. Tradução, introdução e notas de Domingos Lucas Dias. Edição bilíngue. São Paulo: Editora 34, 2017.

PENKALA, Ana Paula; EBERSOL, Isadora. O cinema feminino como um retrato de si: o enquadramento feminino em 'Retrato de uma jovem em chamas. Revista Philia: Filosofia, Literatura & Arte. v.2, n.2, jun., p. 2-36, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/philia/article/view/104018. Acesso em: 3 dez 2022.

RETRATO de uma Jovem em Chamas. Céline Schiamma. França: Lilies Film, 2019.121 min.

SOUZA, Mickaelle Lima; FAISSOL, Pedro. O retorno do olhar em Retrato de uma Jovem em Chamas e a Perspectiva Transformadora de Céline Sciamma. Revista Científica de Artes/FAP. v.26, n.1, jul., p. 388-413, 2022. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/4592. Acesso em 03.12.2022

TECHIO, Jônadas. Cinema como filosofia? Uma introdução ao debate, e uma análise de Rashomon como caso-teste. Em: TECHIO, Jônadas; WILLIGES, Flavio. Filosofia e Cinema: uma antologia. Pelotas: UFPEL, p. 193-239, 2020.

VANDERWERFF, Emily. Portrait of a Lady on Fire Director Céline Sciamma on Her Ravishing Romantic Masterpiece. Revista Vox, fev., 2020. Disponível em: https://www.vox.com/culture/2020/2/19/21137213/portrait-of-a-lady-on-fire-celinesciamma-interview. Acesso em: 7 jul 2022.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações Filosóficas. Apresentação, Tradução e Notas de João José R. L. de Almeida. 9ª ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes; Bragança Paulista, SP: Editora Universitária São Francisco, 2014.

XAVIER, Ismail. O olhar e a cena – Melodrama, Hollywood, Cinema Novo, Nelson Rodrigues. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.

Downloads

Publicado

2024-08-22

Edição

Seção

Artigos