A EDUCAÇÃO EM HUMANIDADES NO CONTEXTO DA TEORIA DAS CAPACIDADES SEGUNDO MARTHA NUSSBAUM

Autores

Palavras-chave:

Teoria das Capacidades, Ética, Educação, Democracia

Resumo

Este artigo analisa a concepção educacional de Martha Nussbaum no contexto da Teoria das Capacidades e de uma crise na educação. Para isso, é apresentada a sua teoria de desenvolvimento humano baseada nas capacidades. Em seguida se identifica as características dessa crise educacional que se manifesta, principalmente, numa ameaça à democracia e aos seus valores. A partir disso, o artigo analisa como e por que as disciplinas de humanidades propiciam o desenvolvimento de habilidades e valores condizentes com essas capacidades humanas e com a prática da cidadania numa democracia pluralista. As três habilidades são a ética-pedagógica socrática, a concepção de cidadania numa perspectiva global e a imaginação narrativa. Cada uma delas é analisada criticamente neste artigo em sua importância para a sustentação da democracia e seus valores éticos e políticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADLER, M. J.; DOREN, C. How to Read a Book. New York: Touchstone Book, 1972.

ARENDT. Hannah. Entre o Passado e o Futuro. Tradução de Mauro W. Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 2003.

DALRYMPLE, T. Qualquer Coisa Serve. Tradução de Hugo Langone. São Paulo: É Realizações, 2016.

DESCARTES, R. Discurso do Método. Tradução de Enrico Corvisieri. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1999.

NUSSBAUM, M. C. A Fragilidade da Bondade: fortuna e ética na tragédia e na filosofia grega. Tradução de Ana Aguiar Cotrim. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

______. Frontiers of Justice: disability, nationality, species membership. Harvard University Press, 2006.

______. Sem Fins Lucrativos: por que a democracia precisa das humanidades. Tradução de Fernando Santos. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2015.

______. Creating Capabilities: the human development approach. Harvard University Press. Cambridge, 2011.

______. Justicia Poética: la imaginación literária y la vida pública. Traducción de Carlos Gardini. Santiago de Chile: Andrés Bello, 1997a.

______. Cultivating Humaniy: a classical defense of reform in liberal education. Harward University Press, 1997b.

KEEN, A. O Culto do Amador: como blogs MySpace, YouTube e a pirataria digital estão destruindo nossa economia, cultura e valores. Tradução de Maria Luiza Borges. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.

RUSSELL, B. História da Filosofia Ocidental – Livro 1: a filosofia antiga. Tradução de Hugo Langone. 1. Ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.

SAGAN, C. O Mundo Assombrado pelos Demônios: a ciência vista como uma vela no escuro. Tradução de Rosaura Eichemberg. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

SEM, A. Desenvolvimento Como Liberdade. Tradução de Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

______. Sobre Ética e Economia. Tradução de Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

______. Development as Capability Expansion. In: DEFILIPPIS, James; SAEGERT, Susan (Ed.). Community Development Reader. New York and London: Routledge, 2012, p. 319-327.

Downloads

Publicado

2020-12-30

Edição

Seção

Artigos