Autopercepção corporal em crianças com Síndrome de Down (SD) em idade escolar

Autores

  • Dayse Karoline Santos da Silva Universidade Federal do Espírito Santo
  • Larissy Alves Cotonhoto Universidade Federal do Espírito Santo
  • Mariane Lima de Souza Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.v30.9970

Palavras-chave:

Síndrome de Down, Autopercepção corporal, Criança, Desenho

Resumo

Introdução: A noção de corpo ou percepção corporal está estreitamente relacionada ao desenvolvimento da motricidade e, por conseguinte, da funcionalidade. Em situações de desenvolvimento atípico, como no caso da Síndrome de Down (SD) há um atraso no desenvolvimento e as aquisições motoras são comprometidas, o que possivelmente reflete-se na qualidade da autopercepção corporal de crianças com SD.

Objetivo: Avaliar as características da autopercepção corporal em crianças com Síndrome de Down.

Método: Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, abrangendo 10 crianças com idades entre sete e nove anos. Para a avaliação da percepção corporal, utilizou-se o fator Noção de corpo da Bateria Psicomotora (BPM). A análise dos dados foi realizada qualitativa e quantitativamente de acordo com os critérios estabelecidos pelos instrumentos e pelos pesquisadores.

Resultados: O desempenho dos participantes quanto à noção de corpo não apresentou relação com sua idade. A capacidade de discriminação de direita e esquerda foi o subfator de noção de corpo com o pior desempenho e a autoimagem, o subfator no qual os participantes tiveram o melhor desempenho. Os desenhos da figura humana dividiram-se em duas categorias: irreconhecíveis (classe A, n= 8) e reconhecíveis (classe B, n=2).

Conclusão: A autopercepção corporal das crianças com Síndrome de Down apresenta relação com os estímulos corporais e ambientais em conjunto com o desenvolvimento psicomotor e cognitivo, que, no entanto, não coincide com o desenvolvimento que ocorre cronologicamente.

Biografia do Autor

  • Dayse Karoline Santos da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

    Mestre em Psicologia - Programa de Pós-Graduação em Psicologia

  • Larissy Alves Cotonhoto, Universidade Federal do Espírito Santo

    Pós-doutoranda em Psicologia - Programa de Pós-Graduação em Psicologia

  • Mariane Lima de Souza, Universidade Federal do Espírito Santo

    Professora doutora em Psicologia -Programa de Pós-Graduação em Psicologia

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Publicado

2020-03-27

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