Avaliação da educação permanente pela equipe do núcleo ampliado de saúde da família e atenção primária
DOI:
https://doi.org/10.36311/jhgd.v33.15281Palavras-chave:
avaliação em saúde, política de saúde, atenção primária à saúdeResumo
Introdução: a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde é uma estratégia para formação dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde.
Objetivo: buscou-se avaliar a implementação da Política de Educação Permanente em Saúde na visão de profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Primária do município de Vitória, Espírito Santo.
Método: trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, do tipo estudo de caso, com triangulação de métodos. Foram elaborados um Modelo Lógico e uma Matriz de Análise e Julgamento a partir de análise documental e da literatura científica.
Resultados: foram aplicados 49 questionários e realizadas 28 entrevistas com profissionais de saúde com pelo menos um ano de atuação no cargo. Foi realizada a análise descritiva dos dados quantitativos (frequências absolutas e relativas), por meio do SPSS versão 21.0, e a análise de conteúdo temática das entrevistas, com auxílio do MAXQDA (22.0.1), sendo os resultados aplicados na matriz, seguindo a pontuação de cada nível de classificação dos critérios previstos nas dimensões Governança, Qualidade Técnica e Sustentabilidade.
Conclusão: obteve-se o grau pleno de implementação da política na visão das equipes, com fatores facilitadores como a boa atuação da Escola Técnica de Saúde.
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