Avaliação da educação permanente pela equipe do núcleo ampliado de saúde da família e atenção primária

Autores

  • Wellen Góbi Botacin Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Universidade Federal do Espírito Santo (PPGSC/UFES). Avenida Marechal Campos, 1468, Bonfim, Vitória, Espírito Santo, Brasil
  • Lorena Ferreira Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Universidade Federal do Espírito Santo (PPGSC/UFES). Avenida Marechal Campos, 1468, Bonfim, Vitória, Espírito Santo, Brasil;
  • Marly Marques da Cruz Departamento de Endemias Samuel Pessoa, Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz, Rua Leopoldo Bulhões, 1480, Sala 601, Bairro Manguinhos, Rio de Janeiro, Brasil
  • Edson Theodoro Dos Santos Neto Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Universidade Federal do Espírito Santo (PPGSC/UFES). Avenida Marechal Campos, 1468, Bonfim, Vitória, Espírito Santo, Brasil
  • Carolina Dutra Degli Esposti Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Avenida Marechal Campos, 1468, Bonfim, Vitória, Espírito Santo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.36311/jhgd.v33.15281

Palavras-chave:

avaliação em saúde, política de saúde, atenção primária à saúde

Resumo

Introdução: a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde é uma estratégia para formação dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde.

Objetivo: buscou-se avaliar a implementação da Política de Educação Permanente em Saúde na visão de profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Primária do município de Vitória, Espírito Santo.

Método: trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, do tipo estudo de caso, com triangulação de métodos. Foram elaborados um Modelo Lógico e uma Matriz de Análise e Julgamento a partir de análise documental e da literatura científica.

Resultados: foram aplicados 49 questionários e realizadas 28 entrevistas com profissionais de saúde com pelo menos um ano de atuação no cargo. Foi realizada a análise descritiva dos dados quantitativos (frequências absolutas e relativas), por meio do SPSS versão 21.0, e a análise de conteúdo temática das entrevistas, com auxílio do MAXQDA (22.0.1), sendo os resultados aplicados na matriz, seguindo a pontuação de cada nível de classificação dos critérios previstos nas dimensões Governança, Qualidade Técnica e Sustentabilidade.

Conclusão: obteve-se o grau pleno de implementação da política na visão das equipes, com fatores facilitadores como a boa atuação da Escola Técnica de Saúde.

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Publicado

2023-12-01

Edição

Seção

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