Hábitos do sono infantil e percepção materna ao longo do primeiro ano de vida da criança

Autores

  • Nayara Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP
  • Jeniffer Stephanie Marques Hilário Universidade de São Paulo - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Fernando Mazzilli Louzada Universidade Federal do Paraná
  • Luiz Guilherme Dacar Silva Scorzafave Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto. Universidade de São Paulo
  • Daniel Domingues dos Santos Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto. Universidade de São Paulo.
  • Débora Falleiros de Mello Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.36311/jhgd.v32.13095

Palavras-chave:

Criança, Sono, Mães

Resumo

Introdução: na saúde da criança, o sono desempenha um papel significativo para os potenciais emocionais, especialmente na capacidade de lidar com o estresse, regular as emoções, socializar e ser produtivo, e na maturação cognitiva e física.

Objetivo: identificar hábitos do sono infantil ao longo do primeiro ano de vida e fatores associados aos despertares noturnos segundo percepções maternas.

Método: estudo longitudinal, prospectivo, com o acompanhamento de 144 mães e seus filhos no primeiro mês, terceiro/quarto mês e 12º/13º mês de idade, de um município de médio porte do interior paulista, Brasil. Hábitos de sono foram analisados com medidas de tendência central e dispersão e testes de associação válido Qui-quadrado e Exato de Fisher, nível de significância α=0,05.

Resultados: a maioria das crianças dormem no mesmo quarto ou mesma cama das mães. Com o passar dos meses, houve aumento do sono noturno, de seis para quase nove horas, e diminuição do sono diurno, de seis para duas horas e meia. Número de despertares noturnos apresentou associação com desmame e considerar o sono infantil um problema.

Conclusão: hábitos do sono infantil sobre o local onde as crianças dormem, posição de dormir, tempo médio de sono e frequência de despertares noturnos, obtidos longitudinalmente, constituem elementos relevantes para reorganizar ações de saúde, em prol de rotinas saudáveis em domicílio e prevenção de distúrbios do sono, promovendo o desenvolvimento infantil e boas práticas parentais.

Biografia do Autor

  • Nayara, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP

    Programa de Pós-Graduação Enfermagem em Saúde Pública. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Universidade de São Paulo. 

  • Fernando Mazzilli Louzada, Universidade Federal do Paraná

    Departamento de Fisiologia. Universidade Federal do Paraná. Avenida Coronel Francisco H. dos Santos, 100 - Centro Politécnico - Jardim das Américas. Curitiba, PR 81531-980, Brazil;

  • Luiz Guilherme Dacar Silva Scorzafave, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto. Universidade de São Paulo

    Departamento de Economia. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto. Universidade de São Paulo. Avenida Bandeirantes, 3900 - Monte Alegre. Ribeirão Preto, SP 14040-905, Brazil

  • Daniel Domingues dos Santos, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto. Universidade de São Paulo.

    Departamento de Economia. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto. Universidade de São Paulo. Avenida Bandeirantes, 3900 - Monte Alegre. Ribeirão Preto, SP 14040-905, Brazil.

  • Débora Falleiros de Mello, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Universidade de São Paulo

    Programa de Pós-Graduação Enfermagem em Saúde Pública. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Universidade de São Paulo. Avenida dos Bandeirantes, 3900 - Campus Universitário - Bairro Monte Alegre. Ribeirão Preto, SP 14040-902, Brazil.

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Publicado

2022-10-31

Edição

Seção

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