Aprendizagem motora em indivíduos com deficiência visual em uma tarefa de timing coincident em realidade virtual não imersiva

Autores

  • Mariana Caramore Fava
  • Maria Georgina Marques Tonello
  • Renata Martins Rosa University of São Paulo
  • Tania Brusque Crocetta
  • ìbis Ariana Peña Moraes
  • Carlos Bandeira de Mello Monteiro
  • Talita Dias da Silva
  • Daniel dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.36311/jhgd.v32.12675

Palavras-chave:

aprendizagem, deficiência visual, realidade virtual

Resumo

Introdução: A realidade virtual (RV) é usada atualmente como ferramenta de avaliação e intervenção na reabilitação. Uma das capacidades possivelmente verificadas por meio da RV é o tempo coincidente: habilidade perceptivo-motora de executar uma resposta motora em sincronia com um estímulo externo. Essa sincronização de movimentos com estímulos externos é importante para pessoas com deficiência visual (DV) nas tarefas diárias e de lazer.

Objetivo: Investigar o desempenho de indivíduos com DV em uma tarefa de tempo coincidente de RV.

Método: Estudo transversal quantitativo e intervencionista, quase experimental, descritivo e explicativo. Participaram 60 indivíduos: 20 DV, 20 vendados e 20 não-DV, maiores de 18 anos. Foi utilizada entrevista semiestruturada e uma tarefa de tempo coincidente.

Resultados: O grupo DV iniciou a tarefa com o pior desempenho (erro absoluto = grupo DV 945ms x grupo vendado 591ms x grupo controle 557ms), mas melhoraram ao longo da tarefa, assim como em todos os grupos, reduzindo o número de erros (erro absoluto médio = 698ms a 408ms). Além disso, todos os grupos aumentaram a velocidade da tarefa (erro variável médio = último bloco de aquisição 408 ms x transferência imediata 227 ms x transferência tardia 247 ms).

Conclusão: Indivíduos com DV podem desenvolver aprendizagem motora a partir de tarefas em RV, mostrando a importância de aproveitar esses avanços tecnológicos nesta área, não só como facilitador da execução de tarefas, mas também como instrumento que viabiliza programas de reabilitação para garantir melhorias funcionais para tarefas reais do dia a dia.

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Publicado

2022-01-31

Edição

Seção

ORIGINAL ARTICLES