Desempenho de escolares em fase inicial de alfabetização em habilidades cognitivo-linguísticas durante a pandemia

Autores

  • Mariana Taborda Stolf a Graduanda em Fonoaudiologia. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP – Marília, SP, Brasil;
  • Natália Lemes dos Santos bFonoaudióloga. Mestranda em Distúrbios da Comunicação Humana na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP – Marília, SP, Brasil;
  • Ilaria D’Angelo cPedagoga. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas da Universita degli Studi Macerata(UNIMC), em Macerata – Itália;
  • Noemi Del Bianco cPedagoga. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas da Universita degli Studi Macerata(UNIMC), em Macerata – Itália;
  • Catia Giaconi dPedagoga. Professora Catedrática do Dipartimento di Scienze dell’ Educacione e della Formazione na Universita degli Studi di Macerata (UNIMC,) em Macerata – Itália;
  • Simone Aparecida Capellini e Fonoaudióloga. Livre-docente. Departamento de Fonoaudiologia e Programas de Pós-Graduação em Educação e em Fonoaudiologia, Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP

DOI:

https://doi.org/10.36311/jhgd.v31.12668

Palavras-chave:

alfabetização, pandemia, aprendizagem, desenvolvimento infantil, educação

Resumo

Introdução: A pandemia do Covid-19 tornou mais evidentes as discrepâncias entre as diferentes realidades educacionais para os escolares em início de alfabetização.

Objetivo: caracterizar o desempenho de habilidades cognitivo-linguísticas de escolares em fase inicial de alfabetização durante a pandemia.

Método: Participaram deste estudo 22 escolares do Ensino Fundamental I, distribuídos em GI escolares do 1º ano e GII escolares do 2º ano, submetidos a aplicação do Protocolo de Avaliação das Habilidades Cognitivo-Linguísticas para escolares em fase inicial de alfabetização.

Resultados: Os escolares do GI e GII apresentaram desempenho médio para escrita do nome e escrita do alfabeto em sequência. O GI apresentou resposta de recusa para os subtestes de ditado de palavras, ditado de pseudopalavras e ditado de figuras, repetição de palavras e memória sequencial visual de formas e desempenho inferior para reconhecimento do alfabeto em ordem aleatória e desempenho médio para reconhecimento do alfabeto em sequência. O GII apresentou desempenho inferior para os subtestes de ditado de palavras, ditado de pseudopalavras, ditado de figura e desempenho superior para reconhecimento do alfabeto em ordem aleatória, alfabeto em sequência e memória sequencial visual de formas.

Discussão: A apropriação do mecanismo de relação letra-som traz questionamentos, uma vez que, evidenciou a dificuldade de todos os escolares em habilidades cognitivo-linguísticas necessárias para o pleno desenvolvimento da leitura e da escrita em um sistema de escrita alfabético como o Português Brasileiro.

Conclusão: Os escolares do 1º e 2º anos apresentaram desempenhos inferiores em habilidades cognitivo-linguística importantes para a aprendizagem da leitura e escrita.

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Publicado

2021-12-01

Edição

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