O uso das metodologias ativas como estratégias de ensino da medida da pressão arterial

Autores

  • Cynthia Kallás Bachur Faculdade de Fisioterapia e Medicina da Universidade de Franca, Franca - SP - Brazil
  • José Alexandre Bachur Faculdade de Fisioterapia e Medicina da Universidade de Franca, Franca - SP - Brazil
  • Sarah da Silva Candido Faculdade de Fisioterapia da Universidade de Franca, Franca - SP-Brazil
  • Juliana Pereira Machado Centro Universitário Barão de Mauá. Ribeirão Preto, SP - Brazil
  • Ana Carolina Queiroz Godoy Daniel Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, SP - Brazil
  • Cássio Magalhaes da Silva e Silva Faculdade de Fisioterapia da Universidade Federal da Bahia
  • Eugenia Velludo Veiga Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, SP - Brazil

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.v30.11112

Palavras-chave:

estudantes, conhecimento, pressão arterial, aprendizagem, simulação

Resumo

Introdução: A medida da pressão arterial é parte do exame físico realizado por estudantes da área da saúde. Metodologias ativas podem estar vinculadas ao sistema de ensino, com contribuições positivas para o conhecimento sobre as etapas da medida da PA.

Objetivo: Comparar o conhecimento sobre as etapas da medida da PA, pré e pós uma intervenção educativa entre estudantes de fisioterapia e medicina.

Método: Estudo quase experimental, com grupo único que será controle dele mesmo, antes e depois da intervenção, realizado no ano de 2020, na Unifran. As avaliações foram baseadas nas metodologias ativas: KAHOOT, para avaliação teórica, e o método OSCE para avalição prática. Realizou-se uma intervenção educativa, com o recurso da Sala de Aula Invertida, seguida de debates, utilizando a prática e simulação para melhor aprendizado. Utilizou-se o teste de Wilcoxon, na comparação pré e pós intervenção, sobre o conhecimento teórico e prático dos estudantes referentes à medida da PA.

Resuladots: 81 estudantes, idade média de 22,31+3,24 anos. No conhecimento teórico, a partir do KAHOOT, na comparação pré e pós intervenção educativa, observou-se diferença significativa no total dos itens de acertos (p<0,001), exceto na etapa “posição do paciente” (p=0,227). Na análise do conhecimento prático, a partir do checklist utilizado no OSCE, houve melhora significativa após a intervenção educativa em todas as etapas analisadas (p=0,001).

Conclusão: a intervenção educativa com metodologias ativas Sala de aula invertida, KAHOOT e OSCE foram efetivas na apreensão de conhecimento sobre a medida da PA e sugere estudos de maior amplitude.

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Publicado

2020-10-15

Edição

Seção

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