Punição física em casa e reprovação escolar relacionadas ao bullying

Autores

  • Marcela Almeida Zequinão Santa Catarina State University, Department of Physical Education (UDESC/CEFID), Florianópolis, SC , Brazil
  • Wanderlei Abadio de Oliveira Pontifical Catholic University of Campinas (PUC-Campinas), Campinas, SP, Brazil
  • Pâmella de Medeiros Santa Catarina State University, Department of Physical Education (UDESC/CEFID), Florianópolis, SC , Brazil
  • Paola Cidade Santa Catarina State University, Department of Health Sciences (UDESC/CEFID), Florianópolis, SC, Brazil
  • Beatriz Pereira Institute of the University of Minho and Researcher at the Research Center of Child Studies, Braga, Portugal
  • Fernando Luiz Cardoso Santa Catarina State University, Department of Health Sciences (UDESC/CEFID), Florianópolis, SC , Brazil

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.v30.11111

Palavras-chave:

vulnerabilidade social, violência, bullying

Resumo

Introdução: Várias situações podem afetar o desenvolvimento e a saúde de crianças e adolescentes em idade escolar. O bullying, que se caracteriza por um conjunto de comportamentos agressivos, intencionais e repetitivos, marcado pelo desequilíbrio de poder entre vítimas e agressores, é uma das mais graves problemáticas nesse sentido, pois ocorre em um contexto em que se pressupõe segurança e o desenvolvimento da sociabilidade. Por isso esse estudo foi desenvolvido, para ampliar a compreensão sobre esse fenômeno, contemplando variáveis ignoradas em muitos estudos (interações familiares, modos de disciplina e fracasso escolar).


Objetivo: Analisar a participação de estudantes em situações de bullying e suas experiências de vulnerabilidade “apanhar em casa” e “reprovação
escolar”.

 

Método: Participaram do estudo 409 estudantes, entre 8 e 16 anos, do 3º ao 7º ano do Ensino Fundamental de duas escolas públicas. Os dados foram coletados por meio de um questionário com perguntas estruturadas com finalidade de descrever os possíveis papéis de participação no bullying e caracterizar os estudantes quanto ao contexto de vulnerabilidade social em que se encontravam. Foram considerados como indicadores de vulnerabilidade: renda per capita, escolaridade da população adulta, condições de moradia e índices de criminalidade/violência. Duas escolas foram cenário da pesquisa. Os dados foram analisados por meio de estatística inferencial com o uso dos testes Quiquadrado, para verificar a associação entre as variáveis, U de Mann-Whitney e Kruskal Wallis para comparação entre grupos.


Resultados: Encontrou-se que apanhar em casa foi associado ao envolvimento dos estudantes em situações de bullying como vítimas, vítimas-agressoras e agressores. Esses estudantes também se diferenciaram em relação aos anos de reprovação escolar e frequência de punição física quando comparados com estudantes não envolvidos em situações de bullying. Estudantes classificados como vítimas agressoras demonstraram maior vulnerabilidade em relação às variáveis investigadas. Não houve diferenças significativas na comparação entre o sexo dos participantes e o envolvimento em situações de bullying.

 

Conclusão: Observou-se que a punição física utilizada como estratégia de disciplina em casa e a reprovação escolar são fatores que aumentam a vulnerabilidade dos estudantes em relação à prática do bullying ou à vitimização. Os dados sinalizam que é necessário incluir as famílias nas
ações de intervenção antibullying. Ao mesmo tempo, é preciso considerar que essa inclusão não deve ficar restrita ao campo da educação ou da
escola. É preciso pensar de forma intersetorial, principalmente incluindo as equipes de saúde da família que possuem momentos junto às famílias e que podem ser utilizados para pensar as técnicas de disciplina e o modo como os filhos, crianças e adolescentes são disciplinados em casa.

 

Biografia do Autor

  • Marcela Almeida Zequinão, Santa Catarina State University, Department of Physical Education (UDESC/CEFID), Florianópolis, SC , Brazil

    Professor of the Santa Catarina State University, Department of Physical Education (UDESC/CEFID), Florianópolis, SC , Brazil

  • Wanderlei Abadio de Oliveira, Pontifical Catholic University of Campinas (PUC-Campinas), Campinas, SP, Brazil

    Full Professor of the Graduate Program in Psychology at the Pontifical Catholic University of Campinas  (PUC-Campinas), Campinas, SP, Brazil

  • Pâmella de Medeiros, Santa Catarina State University, Department of Physical Education (UDESC/CEFID), Florianópolis, SC , Brazil

    Professor of the Santa Catarina State University, Department of Physical Education (UDESC/CEFID), Florianópolis, SC , Brazil

  • Paola Cidade, Santa Catarina State University, Department of Health Sciences (UDESC/CEFID), Florianópolis, SC, Brazil

    Master’s student in the Graduate Program in Human Movement Sciences of the Santa Catarina State University, Department of Health Sciences (UDESC/CEFID), Florianópolis, SC, Brazil.

  • Beatriz Pereira, Institute of the University of Minho and Researcher at the Research Center of Child Studies, Braga, Portugal

    Full Professor at the Education Institute of the University of Minho and Researcher at the Research Center of Child Studies, Braga, Portugal

  • Fernando Luiz Cardoso, Santa Catarina State University, Department of Health Sciences (UDESC/CEFID), Florianópolis, SC , Brazil

    Professor of the Graduate Program in Human Movement Sciences and the Graduate Program in Education of the Santa Catarina State University, Department of Health Sciences (UDESC/CEFID), Florianópolis, SC , Brazil.

Referências

Zequinão M, Oliveira W, Medeiros P, Oliveira B, Cardoso F. Vulnerabilidade e bullying escolar: interfaces teóricas possíveis. Pensar a Prática, 2017; 20: 3. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v20i3.41987

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Publicado

2020-10-15

Edição

Seção

ORIGINAL ARTICLES