Perfil do desempenho em habilidades metalinguísticas e leitura de escolares com dislexia, dificuldades e transtornos de aprendizagem

Autores

  • Bianca dos Santos Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Filosofia e Ciências (UNESP) - Marília (SP), Brazil
  • Simone Aparecida Capellini Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Filosofia e Ciências (UNESP) - Marília (SP), Brazil

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.v30.11068

Palavras-chave:

aprendizagem, leitura, educação, dislexia, transtornos de aprendizagem

Resumo

Introdução: O processo de leitura envolve diversas habilidades cognitivas como a decodificação das palavras, a aquisição de vocabulário, a percepção dos sons, as habilidades metalinguísticas e a memória, de forma que esses processos levam o escolar à compreensão das ideias de um texto para a criação de modelos mentais, com base no contexto e no seu ponto de vista.

Objetivo: Caracterizar e comparar o desempenho em habilidades metalinguísticas e leitura de escolares com dislexia, dificuldades e transtornos de aprendizagem.

Método: Este é um estudo observacional e descritivo de corte transversal. Participaram 80 escolares do 3º ao 5º ano do ensino fundamental, ambos os sexos, na faixa etária de oito a dez anos e 11 meses, distribuídos em quatro grupos, sendo Grupo I composto por 20 escolares com diagnóstico interdisciplinar de dislexia, Grupo II composto por 20 escolares com diagnóstico interdisciplinar de transtornos de aprendizagem, Grupo III composto por 20 escolares com dificuldades de aprendizagem e Grupo IV composto por 20 escolares com bom desempenho acadêmico. Todos os escolares foram submetidos à aplicação do Protocolo de provas de habilidades metalinguísticas e de leitura, individualmente.

Resultados: Os resultados foram analisados estatisticamente e revelaram maior número de erros de Grupo I e Grupo II em relação ao Grupo III, e Grupo IV e Grupo III em relação ao Grupo IV nas provas metalinguísticas, de leitura de palavras e de pseudopalavras e de repetição de não-palavras monossílabas e polissílabas.

Conclusão: A partir deste estudo foi possível concluir que escolares com dislexia e transtorno de aprendizagem apresentaram um maior número de erros em provas silábicas e fonêmicas e leitura de palavras e pseudopalavras quando comparados aos escolares com dificuldades de aprendizagem e bom desempenho acadêmico.

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Publicado

2020-10-15

Edição

Seção

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