A falta capacidade discriminatória em tarefas motoras do Movement Assessment Battery for Children – 2: O que a Teoria de Resposta ao Item revela?

Autores

  • Patrik Felipe Nazario
  • Luciana ferreira Universidade do Estado do Paraná
  • Nayara Malheiros Caruzzo
  • Viviane Aparecida Pereira dos Santos Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari
  • José Luiz Lopes Vieira Universidad Católica del Maule.

DOI:

https://doi.org/10.36311/jhgd.v32.11041

Palavras-chave:

desempenho motor, avaliação motora, psicometria

Resumo

Introdução: a American Psychiatric Association revela que 6% das crianças em idade escolar apresentavam desordem coordenativa desenvolvimental.

Objetivo: analisar a adequabilidade das tarefas propostas no instrumento de avaliação motora MABC-2 a partir da análise da teoria de resposta ao item.

Método: participaram do estudo 582 crianças de 3 a 5 anos de idade, de ambos os sexos. A adequabilidade das tarefas motoras às crianças foi verificada por meio do modelo de resposta gradual, com método de estimação de máxima verossimilhança.

Resultados: os resultados evidenciaram a existência de apenas dois fatores, sendo que as tarefas relativas ao “Equilíbrio” e “Lançar e “Receber”, das dimensões propostas no modelo original foi agrupado em uma dimensão. Além disso, a tarefa motora “Caminho da bicicleta” não apresentou bom ajuste ao modelo, sendo eliminada das análises. Com isto, o modelo final apresentou bons índices de ajuste, e os parâmetros relacionados à tarefa indicaram a falta de equivalência de dificuldade e capacidade discriminatória entre as tarefas motoras do instrumento.

Conclusão: os achados indicam que existe a necessidade de rever a adequabilidade das tarefas motoras do MABC-2 no sentido de equiparar a dificuldade e a capacidade discriminatória das tarefas a fim de criar uma padronização mais adequada a realidade de crianças de diferentes populações.

Biografia do Autor

  • Patrik Felipe Nazario

    Professor Doutor - Universidade Estadual de Maringá. 

  • Luciana ferreira, Universidade do Estado do Paraná

    Professor Doutora em Educação Física. 

  • Nayara Malheiros Caruzzo

    Professora Mestre em Educação Física, 

    Doutoranda Universidade Estadual de Maringá. 

  • Viviane Aparecida Pereira dos Santos, Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari

    Professora Doutora em Educação Física. 

  • José Luiz Lopes Vieira, Universidad Católica del Maule.

    Professor Doutor em Educação Física. 

    Universidad Católica del Maule. Avenida San Miguel n 3605. Talca - Chile. 

Referências

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. PNAD Contínua 2018: Educação avança no país, mas desigualdades raciais e por região persistem. Brasil: IBGE. [website]. Available from: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/24857-pnad-continua-2018-educacao-avanca-no-pais-mas-desigualdades-raciais-e-por-regiao-persistem

American Psychiatric Association. Diagnostic and statistical manual of mental disorders (5th ed.). Arlington, VA: Author; 2013.

Jaikaew R, Satiansukpong N. Movement Assessment Battery for Children-Second Edition (MABC2): Cross-Cultural validity, content validity, and interrater reliability in Thai Children. Occup Ther Int. 2019; 3(2019): 4086594. DOI: 10.1155/2019/4086594

Valentini NC, Coutinho MT, Pansera SM, Santos VAP, Vieira JLL, Ramalho MH, et al. Prevalência de déficits motores e desordem coordenativa desenvolvimental em crianças da região Sul do Brasil. Revi Paul Pediatr. 2012; 30: 377-384. DOI: 10.1590/S0103-05822012000300011

Caçola P. Movement difficulties affect children’s learning: An Overview of Developmental Coordination Disorder (DCD). Learning Disabilities: A Multidisciplinary Journal. 2014; (2): 98-106. DOI: 10.18666/LDMJ-2014-V20-I2-5279

Martins R, Lisboa T, Lopes J, Beltrame TS. Concordância entre testes concorrentes para identificação de crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação. Cad. Bras. Ter. Ocup. 2020; 28; 2: 500-510. DOI: 10.4322/2526-8910.ctoao1938

Barbacena M, Petten AMVN, Ferreira DL, Magalhães LC. Cognitive level and developmental coordination disorder: study with schoolchildren aged 7 to 10 years old. Cad. Bras. Ter. Ocup. 2019; 27(3): 534-544. DOI: 10.4322/2526-8910.ctoao1839

Pizzo GC, Amaro GFN, Silva PN, Caruzzo NM, Vieira, JLL, Nazario PF. Ambiente domiciliar e desempenho motor de pré-escolares. Caderno de Educação Física e Esporte. 2013; 11(2): 01-08.

Ray-Kaeser S, Thommen E, Martini R, Jover M, Gurtner B, Bertrand AM. Psychometric assessment of the French European Developmental Coordination Disorder Questionnaire (DCDQ-FE). PLOS ONE. 2019; 14(5): e0217280. DOI: 10.1371/journal.pone.0217280

Lee K, Jung T, Lee K, Lim J-C, Lee E, Jung Y, et al. A comparison of using the DSM-5 and MABC-2 for estimating the developmental coordination disorder prevalence in Korean children. Res Dev Disabil. 2019; 94: 103459. DOI: 10.1016/j.ridd.2019.103459

Kwok C, Mackay M, Agnew JA, Synnes A, Zwicker JG. Does the Movement Assessment Battery for Children-2 at 3 years of age predict developmental coordination disorder at 4.5 years of age in children born very preterm? Res Dev Disabil. 2019; 84:36-42. DOI: 10.1016/j.ridd.2018.04.003.

Cunningham AC, Delport S, Cumines W, Busse M, Linden DEJ, Hall J, et al. Developmental coordination disorder, psychopathology and IQ in 22q11.2 deletion syndrome. British J Psychiatry. 2018; 212(1), 27–33. DOI:10.1192/bjp.2017.6

Smits-Engelsman BCM, Niemeijer AS, Van Waelvelde H. Is the Movement Assessment Battery for Children-2nd edition a reliable instrument to measure motor performance in 3 year old children? Res Dev Disabil. 2011; (32): 1370-1377. DOI: 10.1016/j.ridd.2011.01.031

Brown T, Lalor A. The Movement Assessment Battery for Children-Second Edition (MABC-2): A review and critique. Phys. Occup. Ther. Pediatr. 2009; 29(1): 86–103. DOI: 10.1080/01942630802574908

Serbetar I, Loftesnes JM, Mamen A. Reliability and structural validity of the Movement Assessment Battery for Children-2 in Croatian preschool children. Sports. 2019; 7: 248. DOI:10.3390/sports7120248

Psotta R, Abdollahipour R. Factorial Validity of the Movement Assessment Battery for Children—2nd Edition (MABC-2) in 7-16-Year-Olds. Percept. Mot. Ski. 2017; 124(6): 1051–1068. DOI:10.1177/0031512517729951

Hirata S, Kita Y, Yasunaga M, Suzuki K, Okumura Y, Okuzumi H, et al. Applicability of the Movement Assessment Battery for Children-Second Edition (MABC-2) for Japanese children aged 3–6 years: A preliminary investigation emphasizing internal consistency and factorial validity. Front Psychol. 2018; 9: 1452. DOI:10.3389/fpsyg.2018.01452

Valentini NC, Ramalho MH, Oliveira MA. Movement Assessment Battery for Children-2: Translation, reliability, and validity for Brazilian children. Res Dev Disabil. 2014; 35(3): 733–740. DOI: 10.1016/j.ridd.2013.10.028

Henderson S, Sugden DA, Barnett A. Movement assessment battery for children. 2ª edition. San Antonio: Harcourt Assessment; 2007.

Samejima F. The graded response model. In: Linden WJ, Hambleton, R, editors. Handbook of modern item response theory. New York, NY: Springer; 1996. p. 85-100.

Wright BD, Linacre JM. Reasonable mean-square fit values. Rasch Meas Trans. 1994; 8(2): 370.

Nunnally JC. Psychometric theory. New York: McGraw-Hill Inc; 1978.

Nazario PF, Ferreira L, Both J, Vieira JLL. Movement Assessment Battery for Children - Second Edition: Adequação teórica do modelo do instrumento de avaliação motora. Rev Paul Pediatr. In Press, 2022.

Tezza R, Bornia AC, Andrade DFD. Measuring web usability using item response theory: principles, features and opportunities. Interact Comput. 2011; 23(2): 167-175. DOI: 10.1016/j.intcom.2011.02.004

Hua J, Gu G, Weng W, Wu Z. Age band 1 of the Movement Assessment Battery for Children-Second Edition: Exploring its usefulness in mainland China. Res Dev Disabil. 2013; 34(2): 801-808. DOI: 10.1016/j.ridd.2012.10.012

Wagner MO, Kastner J, Petermann F, Bös K. Factorial validity of the Movement Assessment Battery for Children-2 (age band 2). Res Dev Disabil. 2011; (32): 674-80. DOI: 10.1016/j.ridd.2010.11.016

Chow SMK, Henderson SE, Barnett AL. The movement assessment battery for children: a comparison of 4-year-old to 6-year-old children from Hong Kong and de United States. Am. J. Occup. Ther. 2001; 55: 55-61. DOI: 10.5014/ajot.55.1.55

Bakke HA, Sarinho SW, Cattuzzo MT. Estudo da multidimensionalidade do MABC-2 (7 a 10 anos) em crianças da região metropolitana de Recife-PE. J Phys Educ. 2018; 29: e29xx. DOI: 10.4025/jphyseduc.v29i1.2939J

Ellinoudis T, Evaggelinou C, Kourtessis T, Konstantinidou Z, Venetsanou F, Kambas A. Reliability and validity of age band 1 of the Movement Assessment Battery for Children – Second Edition. Res Dev Disabil. 2011; 32(3): 1046-1051. DOI: 10.1016/j.ridd.2011.01.035

Feder KP, Majnemer A. Handwriting development, competency, and intervention. Dev. Med. Child Neurol. 2007; 49(4): 312–317. DOI:10.1111/j.1469-8749.2007.00312.x

Publicado

2022-01-31

Edição

Seção

ORIGINAL ARTICLES