Novas tendências em instrumentos para triagem do desenvolvimento infantil no Brasil: uma revisão sistemática

Autores

  • Karolina Alves de Albuquerque Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) - Vitória (ES), Brazil
  • Ana Cristina Barros da Cunha Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Rio de Janeiro (RJ), Brazil

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.v30.10366

Palavras-chave:

Desenvolvimento infantil, Instrumentos de triagem, Vigilância, Avaliação do desenvolvimento, Revisão sistemática

Resumo

Introdução: Instrumentos de triagem são usados para monitoramento do desenvolvimento infantil. O uso acurado de ferramentas padronizadas é condição indispensável para a prática clínica e pesquisas que visam detectar risco de desenvolvimento e problemas em crianças.

Objetivo: O objetivo desta revisão sistemática foi analisar o uso de instrumentos padronizados de triagem do desenvolvimento infantil adotados em estudos com crianças brasileiras.

Método: Dois pesquisadores independentes selecionaram em cinco bases de dados referencias em Inglês e Português onde buscaram estudos que usaram testes de triagem para avaliação do desenvolvimento de crianças brasileiras. Todos os artigos foram lidos para analisar o objetivo principal, delineamento, população-alvo, o tipo de teste de triagem e o propósito de uso do teste com crianças brasileiras.

Resultados: Dentre os 27 artigos analisados, a maioria deles eram estudos observacionais conduzidos com crianças até seis anos de idade com objetivo principal de rastrear atrasos e analisar associações entre riscos e desenvolvimento. Quatro instrumentos foram identificados: Teste de Triagem do Desenvolvimento de Denver II; Ages and Stages Questionnaire; Bayley Scales of Infant and Toddler Development, Screening Test; e Battelle Developmental Inventory Screening Test. Três testes estão sendo validados para uso no Brasil.

Conclusão: Esta revisão sugere que os instrumentos de triagem têm sido usados nas pesquisas com diferentes finalidades, por vezes de forma apropriada ou incorreta, como por exemplo para diagnosticar problemas de desenvolvimento. Além disso, os estudos de validação de medidas para triagem e avaliação do desenvolvimento de crianças brasileiras ainda são escassos e, por isso, merecem atenção.

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Publicado

2020-06-17

Edição

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