Desordem coordenativa desenvolvimental em crianças de Escolas Públicas de tempo parcial e integral

Autores/as

  • Ricardo Henrique Bim Universidade Estadual de Maringá (UEM) – Maringá (PR)
  • José Luiz Lopes Vieira Universidade Católica de Maule (UCM) – Talca, Chile

DOI:

https://doi.org/10.7322/jhgd.v30.9959

Palabras clave:

Crianças, Desenvolvimento motor, Dificuldade motora, Escola de Tempo Integral

Resumen

Introdução: Crianças com Desordem Coordenativa Desenvolvimental são caracterizadas pela baixa proficiência motora não relacionada a patologias neurológicas ou prejuízos intelectuais severos, a qual resulta em dificuldades na realização de tarefas de vida diária.

 Objetivo: Este estudo investigou a prevalência de potencial Desordem Coordenativa Desenvolvimental em crianças com média de idade de 8,1 ± 0,35 anos de escolas públicas de tempo parcial e integral.

Método: A amostra foi composta por 159 crianças, de ambos os sexos, sendo 48,4% do ensino parcial 51,6% do ensino integral. Utilizou-se a Bateria de Avaliação do Movimento para Crianças-2 (MABC-2) para avaliar as habilidades de lançar e receber, destreza manual e equilíbrio estático e dinâmico. As crianças foram classificadas em: desenvolvimento motor típico, risco para Desordem Coordenativa Desenvolvimental ou potencial Desordem Coordenativa Desenvolvimental. Para análise dos dados utilizou-se o teste de Kolgomorov-Smirnov. Para comparações das variáveis utilizou-se o Teste U de Mann Whitney e análise de variância para identificar em quais habilidades as crianças apresentaram melhores níveis de proficiência motora.

Resultados: Os resultados indicaram que 2,5% das crianças de escolas de tempo integral foram diagnosticadas com potencial Desordem Coordenativa Desenvolvimental e nenhuma ocorrência foi verificada entre as crianças das escolas de tempo parcial, porém, sem diferenças estatisticamente significativas na comparação entre as habilidades de acordo com a jornada escolar diária.

Conclusão: A soma das prevalências de crianças com risco e potencial Desordem Coordenativa Desenvolvimental (18,3%) é preocupante, indicando a necessidade de avaliações do desenvolvimento motor das crianças desde cedo visando estabelecer intervenções para reverter ou minimizar os déficits motores.

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Publicado

2020-03-26

Número

Sección

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