Ciência empírica, causalidade e razão suficiente em Kant

Autori

  • Patrícia KAUARK-LEITE

DOI:

https://doi.org/10.36311/2318-0501/2014.v2n02.4120

Abstract

Na Analítica Transcendental de Kant encontramos a ideia segundo a qual dar as causas é também dar asexplicações suficientes da razão pela qual um certo fenômeno se produziu. Este trabalho pretende examinar em detalhe as bases dessa aliança entre o princípio de causalidade e o princípio de razão suficiente, em passagens tanto da Crítica da razão pura quanto de outros textos kantianos. Procuraremos especialmente mostrar através da análise do embate entre as teorias dinamista e mecanicista sobre a matéria, apresentado nos Princípios metafísicos da ciência da natureza, que o princípio da razão suficiente, no âmbito das ciências empíricas, não pode ser reduzido, tal como defende Longuenesse (2001), ao princípio da ordem temporal objetiva dos objetos da percepção.

Biografia autore

  • Patrícia KAUARK-LEITE

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

File supplementari

Pubblicato

2021-10-06

Fascicolo

Sezione

Artigos / Articles

Come citare

Ciência empírica, causalidade e razão suficiente em Kant. (2021). Estudos Kantianos [EK], 2(02). https://doi.org/10.36311/2318-0501/2014.v2n02.4120

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i