Notas sobre a visão não tutelada em Brakhage e Kant

Autores

  • Mateus Araújo Universidade de São Paulo (USP)
  • Patrícia Kauark-Leite Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.36311/2318-0501.2021.v9n1.p59

Palavras-chave:

Stan Brakhage, Immanuel Kant, Experiência perceptual, Imaginação

Resumo

Este trabalho sugere uma comparação preliminar entre dois autores de tradições muito distintas - o cineasta experimental Stan Brakhage e o filósofo da cognição Immanuel Kant - em torno do tema da percepção não conceitual. Nosso objetivo é o de ampliar as perspectivas de compreensão desses autores pelo confronto de suas abordagens de um tema caro a ambos: a natureza da sensibilidade e da faculdade sensível imaginativa. O artigo está dividido em cinco seções. Na primeira, apresentamos a poética cinematográfica de Brakhage, no Prelúdio do filme Dog Star Man (1961) e na primeira parte de seu manifesto Metáforas da Visão (1963), tomando como guia sua metáfora do olho não tutelado por conceitos. Na segunda, situamos a perspectiva de Brakhage à luz do debate contemporâneo sobre o não-conceitualismo kantiano. Na terceira, apresentamos brevemente aspectos da teoria kantiana da percepção que nos permitem confrontá-la com a proposta de Brakhage. Na quarta, buscamos ampliar a análise da experiência perceptual na perspectiva da imaginação em ambos os autores. E na seção final, para concluir, procuramos extrair algumas consequências desse confronto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mateus Araújo, Universidade de São Paulo (USP)

Professor do Dep. de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) e do PPGMPA da ECA-USP, Doutor em Filosofia pela UFMG e pela Univ. de Paris I (Panthéon-Sorbonne)

Patrícia Kauark-Leite, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professora do Departamento de Filosofia da UFMG, Pesquisadora do CNPq, Doutora pela École Polytechnique de Paris.

Downloads

Publicado

2021-07-10

Como Citar

Araújo, M., & Kauark-Leite, P. (2021). Notas sobre a visão não tutelada em Brakhage e Kant. Estudos Kantianos [EK], 9(1), 59. https://doi.org/10.36311/2318-0501.2021.v9n1.p59

Edição

Seção

Artigos / Articles