A Base Nacional Comum Curricular e os Projetos Pedagógicos das Escolas Escolas Católicas: aproximações possíveis

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DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2020.v21n02.08.p105

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular, Escolas Católicas, Humanização da Educação

Resumo

Considerando o caráter normativo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e, por conseguinte, as inexoráveis implicações de suas proposições sobre os currículos das escolas católicas, impõe-se a exigência de se problematizar a adequação dos currículos desses estabelecimentos de ensino aos postulados da Base, assegurando, a essas instituições, coerência com seus projetos educativos. Assim, este artigo, elaborado a partir de uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, procura encontrar pontos de aproximação entre as concepções pedagógicas subjacentes à BNCC e ao Magistério Eclesial, por meio do estudo comparativo entre a própria Base e documentos da Congregação para a Educação Católica. Tendo em vista a relevância outorgada por essas duas instâncias ao sentido humanizador da educação, conclui-se que tanto a BNCC quanto o Magistério da Igreja sublinham a necessidade de se alargar a noção de educação escolar, alcançando a ideia de formação humana plena, no horizonte da característica de intencionalidade de um currículo que se organiza segundo o paradigma das competências.

Recebido em: 06/02/2020.
Aprovado em: 15/05/2020.

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Biografia do Autor

Luis Eduardo Duarte Novais, PUC/SP

Doutorado em Educação (PUC/SP, 2020); professor da Escola Católica Querigma (São Carlos, SP).

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Publicado

2020-07-03

Como Citar

Duarte Novais, L. E. (2020). A Base Nacional Comum Curricular e os Projetos Pedagógicos das Escolas Escolas Católicas: aproximações possíveis. Educação Em Revista, 21(2), 105–118. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2020.v21n02.08.p105

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Seção

Artigos