A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E SUA RELAÇÃO COM O ÊXITO E COM O FRACASSO ESCOLAR

Autores

  • Soraiha Miranda de LIMA

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2003.v4n4.9348

Palavras-chave:

formação de professores, aprendizagem docente, melhoria da aprendizagem

Resumo

Este artigo busca estabelecer relações entre a formação de professores e a melhoria da aprendizagem, frente à constatação de que, ao longo da década da Ed11cação para Todos, não houve uma melhoria significativa das condições de aprendizagem para as crianças, jovens e adultos e não foram alcançadas as metas estabelecidas em 1990. Ainda que o lema dos anos 90 tenha sido mel/1ornr a aprendizagem, boa parte das medidas adotadas, nas últimas décadas, sobre os processos de transformação educativa desconheceu, subestimou ou sustentou apenas de forma retórica o papel dos docentes. A concretização desse propósito, se se pretende relevante, não pode excluir os professores e ignorar a sua formação, posto que não é possível melhorar a aprendizagem dos alunos sem melhorar a aprendizagem de seus professores.

Referências

-

Downloads

Publicado

2019-10-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E SUA RELAÇÃO COM O ÊXITO E COM O FRACASSO ESCOLAR. (2019). Educação Em Revista, 4(4), 1-20. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2003.v4n4.9348