Formação continuada de professoras/es: entre práticas e narrativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2019.v20n2.07.p99

Palavras-chave:

Formação continuada, Cotidianos escolares, Formação inventiva.

Resumo

Este artigo traz um recorte da dissertação “Formação continuada: tecendo redes e construindo possibilidades com os cotidianos escolares” que teve como objetivo principal pesquisar os processos de formação continuada que são tecidos nos cotidianos escolares. Para isso, buscou-se acompanhar as composições cotidianas das/os docentes, procurando frestas para tentar compreender como a formação docente se constitui no cotidiano escolar. A pesquisa foi realizada em parceria com um grupo de professoras/es, de uma escola pública da Rede Municipal de Venda Nova do Imigrante – ES.  Neste recorte, apresentaremos os resultados produzidos a partir das composições com professor de Artes na construção do trabalho docente.  A formação inventiva é evidenciada sobre o olhar de Virgínia Kastrup e a discussão sobre a experiência em Jorge Larrosa.  A entrevista com o referido professor nos ajuda a entender as questões de investigação “Como as/os professoras/es experienciam a formação continuada no cotidiano escolar? Onde elas/eles buscam apoio para aprender a ensinar?”. Assim, os resultados evidenciaram a formação continuada sendo produzida com/no espaço escolar pelas/os docentes em seus momentos cotidianos.

Recebido em: 02/07/2019
Aceito em: 29/07/2019

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Biografia do Autor

  • Heloisa Raimunda Herneck, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

    Professor Adjunto III – Departamento de Educação da UFV. Graduação em Pedagogia, 1992, UFV; Mestrado em Educação, 2002, UFSCar; Doutorado em Educação, 2007, UFSCar.

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Publicado

2019-09-05

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Castro, L. de O., & Herneck, H. R. (2019). Formação continuada de professoras/es: entre práticas e narrativas. Educação Em Revista, 20(2), 99-108. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2019.v20n2.07.p99